scorecardresearch ghost pixel



Ar-condicionado: como calcular o quanto ele vem na conta de luz?

Aprenda a fazer um cálculo rápido e descomplicado para saber o quanto você está pagando ao ligar este "vilão" da conta de luz.



Apesar de ser o queridinho das pessoas no calor, o ar-condicionado é facilmente visto como o vilão da conta de luz. Sua fama é tanta que muitas pessoas colocam o aparelho em casa, mas decidem não ligá-lo com medo do que pode vir na fatura energética ao final do mês.

Leia mais: Vilão que amamos: como economizar na conta de luz ligando o ar-condicionado?

A boa notícias é que existe uma forma de calcular o quanto é gasto com o aparelho e, dessa forma, ter mais controle no uso. Receber a conta de luz em casa não será uma surpresa tão desagradável se você utilizar esta matemática simples.

Como calcular o consumo do ar-condicionado em casa?

O Brasil é um país sem estações climáticas definidas. O clima tropical apresenta momentos de chuva, mas também de muito calor. Com a ida e vinda do calorão, nada melhor do que um ambiente geladinho para se refrescar.

Contudo, é nessa hora que a preocupação em ligar o ar-condicionado domina. Ninguém quer pagar caro na conta de luz, pois isso pode prejudicar o orçamento familiar. Felizmente, dá para calcular o quanto é gasto com o equipamento. Isso ajudará a dosar melhor o seu uso.

O primeiro passo para esse cálculo é saber qual a potência em Watts, do modelo do ar-condicionado. Após obter esse dado, multiplique-o pela média diária de horas de uso. Até aqui, tudo muito fácil, não é mesmo?

Com o valor obtido, multiplique-o novamente pelo número de dias do mês, 30 ou 31, e divida o resultado por 1000. Ao final, você terá consciência do quanto de kWatt/mês seu aparelho consome.

Lembrando que para saber o consumo real pago na conta de luz é preciso multiplicar esse valor pelo preço do kWh cobrado pela sua distribuidora de energia. Confira o exemplo a seguir:

  • Ar-condicionado de 1.085 W que fica ligado 8 horas por dia, em um mês, seu consumo será de 260,4 kWatt/mês. Ao multiplicar esse valor pelo kWh da distribuidora de energia, no valor de R$ 0,67, por exemplo, o gasto mensal do aparelho gira em torno de R$ 174,46.

Vale destacar que esses números podem variar conforme a quantidade de horas utilizadas, temperatura e ambiente escolhido para o uso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário