scorecardresearch ghost pixel



Vilão que amamos: como economizar na conta de luz ligando o ar-condicionado?

Para diminuir os custos causado pelo uso do ar-condicionado, existem algumas práticas que podem auxiliar a economizar.



O calor intenso das últimas semanas fez o ar-condicionado se tornar uma questão de necessidade em muitos locais no Brasil. No entanto, junto com o conforto térmico proporcionado pelo eletrodoméstico, vem também o aumento na conta de luz no final do mês. Conforme uma estimativa realizada pela Light, distribuidora de energia elétrica, um ar-condicionado de 9 mil BTUs ligado por oito horas diárias, pode gerar um aumento de 50,7% na conta de luz.

Veja também: Inimiga nº1 da conta de luz: a geladeira está roubando a energia na sua casa

Para tentar diminuir os custos, muitos consumidores acreditam que ligar e desligar o aparelho é a solução mais eficaz. No entanto, ao desligar o aparelho quando o ambiente atinge a temperatura desejada e voltar a ligá-lo novamente quando começar a esquentar, o consumo será ainda maior. Isso porque o ar-condicionado precisará trabalhar para resfriar o ambiente novamente, exigindo mais do aparelho.

Ar-condicionado no verão: 5 dicas de quem entende para ECONOMIZAR
Foto: Reprodução

Como economizar utilizando o ar-condicionado?

Existem algumas práticas que podem auxiliar a reduzir o valor gastado na hora de utilizar o ar-condicionado. Uma das dicas dos especialistas é não varrer o cômodo em que o aparelho está instalado com ele ligado. Ao fazer isso, a poeira se movimenta e pode ser aspirada pelo ar-condicionado, diminuindo a vida útil do aparelho.

Além disso, é importante manter o filtro do aparelho constantemente higienizado. De acordo com as recomendações dos fabricantes, a limpeza deve ser realizada uma vez por mês, evitando que o aparelho trabalhe em excesso devido ao impedimento da passagem de ar do filtro. Na hora de ligar o ar-condicionado, feche as janelas e portas para impedir que o ar quente adentre no ambiente.

Outro ponto importante é fechar as cortinas para evitar a entrada da luz do sol e, consequentemente, um aumento na tempetura. Para aqueles que irão comprar um novo aparelho, a dica é optar pelos modelos com a tecnologia inverter e com o selo Procel, conhecido por informar a eficiência energética dos aparelhos eletrodomésticos.

Assim, o consumo será mais econômico, visto que a tecnologia faz com que o ar-condicionado funcione conforme a necessidade do ambiente. Por fim, ao sair do ambiente por muito tempo, o recomendado é desligar o ar-condicionado para evitar o consumo desnecessário.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário