A presidente Dilma Rousseff anunciou, em setembro de 2015, um corte de gastos que acaba restringindo a quantidade de concursos que deveriam ser realizados no ano de 2016. Mesmo assim, são enormes a probabilidade com relação à realização do concurso da Polícia Federal, para as funções de delegado e perito, pois mesmo na atual situação de contenção, a administração pública garantiu a possibilidade de algumas autorizações.
O motivo dessa grande expectativa é devido ao decreto 8.326, pois o pedido precisa apenas de um parecer da instituição pública a respeito das exigências financeiras para preencher o quadro de funcionários. De acordo com o departamento responsável pela contratação da Polícia Federal, estas condições financeiras para realização do processo seletivo está sendo discutida, a intenção é de que ocorra realmente este ano.
Este certame deve contratar 558 vagas, sendo que 491 serão destinadas para a função de delegado e 67 para perito. As funções exigem nível superior de escolaridade. A remuneração inicial é de R$ 16.830,85 mensal, correspondente a jornadas de trabalho de 40 horas por semana.
Veta também: Divulgado lista de concursos da Polícia Civil – 2016
Em relação ao último concurso da PF que tinha como objetivo preencher o quadro de funcionários para estes mesmos cargos, a distribuição das vagas ocorreu em oito estados diferentes: Rondônia, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará.