As instituições financeiras levam em conta muitos fatores para conceder empréstimos, por isso, mesmo com o nome limpo em cadastros de proteção, é difícil conseguir recursos, pois essa não é a única condição considerada na análise dos bancos.
Primeiro, estar com o CPF fora da lista de maus pagadores é sim essencial, pois as instituições não darão o crédito ou vão cobrar juros muito altos por isso. Sendo assim, se estiver negativado, regularize a situação o quanto antes.
Importante também evitar o atraso de pagamentos, por que não adianta estar com o nome limpo, mas pagar sempre atrasado as contas. Pois esses atrasos ficam registrados nas empresas de proteção de crédito e são consideradas para o score do consumidor.
Outra condição significativa para conseguir empréstimo, é não comprometer cerca de um terço da sua renda com outros empréstimos e compras a prazo. Isso porque, em geral, segundo o professor de Saint Paul Escola de Negócios, Maurício Godoi, entrevistado pelo Uol Economia, mercado considera que uma pessoas consegue honrar empréstimos com até 30% da sua renda.
Além disso, ainda de acordo com o especialista, recorrer com frequência ao cheque especial ou pagar apenas o valor mínimo da fatura do cartão de crédito indica que a pessoa está no limite de suas receitas, o que é um mal sinal para os bancos e torna mais difícil a aprovação do crédito.
A última orientação é não pedir crédito em várias instituições ao mesmo tempo. Um CPF com muitos registros de consulta em pouco tempo indica que o consumidor está assumindo muitas dívidas, o que pode impossibilitar a concessão de um novo empréstimo.
De acordo com Godoi, “ A melhor opção é buscar crédito na instituição com o qual você tem relação mais próxima e que conhece seu perfil, porque geralmente é ela que vai conceder o empréstimo mais barato”.
Para consultar o seu CPF de graça score de graça para verificação de score, as três maiores instituições de proteção ao crédito, Boa Vista SCPC, Serasa e SPC Brasil disponibilizam ferramentas para isso. É necessário fazer um cadastro a partir do CPF e e-mail em todos os casos.
Texto com informações de reportagem do Uol Economia.
Veja também: Governo da França abre inscrições de bolsas de estudos para brasileiros!