Já pensou em ter um documento que reúne RG, CNH, CPF, Título de Eleitor e Certidão de Nascimento? Em março de 2020 o governo irá lançar o Documento Nacional de Identidade (DNI) que tem esse objetivo. Como mais uma de suas vantagens, o procedimento de emissão será gratuito.
Segundo o portal do governo sobre o programa, somente cidadãos que estiverem realizado o cadastro biométrico junto à Justiça Eleitoral poderão emitir e utilizar o DNI. Quem não tiver o cadastro biométrico deve procurar a Justiça Eleitoral de sua região.
Após o cadastro biométrico feito, é necessário baixar o aplicativo do documento e realizar um pré-cadastro online. A seguir, vá até um dos postos de atendimento indicados no aplicativo. No posto serão validados os dados biométricos. Quando o procedimento for finalizado, você receberá um código de nove números que será o seu DNI.
Nove estados já aderiram ao novo programa: são eles: Acre, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Vale ressaltar que os estados que não aderiram ao DNI, terão até março de 2020 para se adequarem às normas.
Veja também: Feirão Limpa Nome acontece até 15 de dezembro; Renegocie dívidas gratuitamente!