A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou neste domingo, 15, uma série de medidas para o setor de telecomunicações devido a disseminação do coronavírus. Segundo a Agência, a evolução da epidemia gera “um cenário de maior distanciamento físico entre as pessoas, requisições de quarentena e de trabalho remoto”. Logo, “as conexões de acesso às redes se tornarão ainda mais essenciais”.
Por consequência, seria necessário um acesso a internet mais rápido e efetivo. Entre as ações, está o aumento da velocidade de acesso à internet em banda larga fixa e a ampliação de acesso a não assinantes – como liberação de redes Wi-fi em determinados locais públicos.
Além disso, a Anatel pede que as empresas tomem providências para possibilitar o acesso ao aplicativo móvel Coronavírus-SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
Outras medidas
A Agência Nacional de Telecomunicações também solicitou “a flexibilização nos prazos de tratamento de casos de inadimplência por parte dos consumidores em áreas sob restrições de deslocamento” e “a priorização no atendimento a solicitações de reparos em estabelecimentos de saúde e serviços de urgências.
Em outras palavras, colocou o atendimento aos órgãos de saúde como prioritário e flexibilizou as datas de pagamento das faturas.
Além dessas medidas, está também o aprimoramento na gestão de interna das companhias em relação à força de trabalho própria e terceirizada. Ou seja, em relação à práticas de higiene e contenção de aglomerações no atendimento pessoal ao público externo e nos ambientes de operação de call-center.
Outra ação da Anatel é promover de campanhas publicitárias para divulgação de informações relacionadas ao Covid-19, especialmente aquelas realizadas pelo Ministério da Saúde. Assim como, um plano de ação para garantir estabilidade técnica. Evitando assim, a degradação da qualidade com ampliação súbita da demanda.
App Coronavírus-SUS
O aplicativo, desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), já conta com mais de 340 mil downloads desde 28 de fevereiro, quando foi disponibilizado nas lojas virtuais.
O Coronavirus-SUS está disponível na loja do Governo do Brasil nas plataformas digitais. Por meio do app, o usuário tem acesso a informações sobre prevenção, sintomas e orientações em caso de suspeita de infecção. Além disso, o cidadão tem acesso à qual unidade de saúde é mais próxima da sua residência.
Em pouco mais de duas semanas, o app foi baixado 340 mil vezes. Deste total, 220 mil usuários permaneceram com o app instalado em seus dispositivos móveis até a última atualização dos dados (12 de março). Já a avaliação do público supera 80% em satisfação.
Como resultado da pandemia, a Anatel informa também que a presidência e as áreas técnicas estão adotando preparativos para realização de reuniões remotas.
Leia mais: Guedes irá publicar pacote de medidas econômicas de enfrentamento ao coronavírus