O Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou que grandes bancos, como Caixa, Itaú, Bradesco e Santander, devem “perdoar” os pagamentos de duas prestações de casa e carro pelos próximos 60 dias. A medida tem o intuito de auxiliar os trabalhadores em meio à pandemia do novo coronavírus.
A providência é válida para todos que possuem financiamentos de carros e imóveis, além de outras dívidas, nos bancos. Porém, os clientes devem estar com as prestações de crédito em dia. A Caixa é a única exceção nesse tópico, pois permitirá que a pessoa com até duas prestações em atraso ganhe a pausa.
A taxa de juros será mantida durante o período, mas sem cobrança de multas. Ou seja, as parcelas não vão se sobrepor. Caso o cliente fique dois meses sem pagar, a prestação voltará a ser paga normalmente. No final, a quantia que não foi paga durante a pausa deverá ser quitada.
Como congelar as parcelas durante a pandemia?
O pedido de congelamento de parcelas não precisa ser feito nas agências dos bancos. Essa é mais uma forma de segurança durante a pandemia do novo coronavírus. Então, o ideal é que o cliente opte por canais eletrônicos, como internet banking e central de atendimento telefônico.
Saiba como congelar as parcelas em cada banco:
Caixa Econômica Federal
Na Caixa, a pausa é válida para contratos habitacionais de pessoa física ou jurídica. Porém, se o cliente utilizar o FGTS para esse fim, não poderá solicitar o intervalo de pagamentos. Assim que a solicitação for feita, o banco responderá nas próximas 48h.
O serviço pode ser acessado pelo Aplicativo Habitação Caixa, WhatsApp (0800 726 8068) ou Telesserviço (3004 1105 para capitais e 0800 726 0505 para as demais cidades, na opção 7 URA). Para fazer a solicitação pelo aplicativo, é necessário seguir as seguintes etapas:
- Efetuar o login;
- Abrir a aba de serviços;
- Selecionar a opção Pausa emergencial;
- Colocar o número do celular e autorizar o banco a enviar SMS sobre a solicitação;
- Clicar em Solicitar pausa.
Itaú
Os clientes do Itaú podem fazer o pedido pelas centrais de atendimento e outros canais digitais, como o App Itaú, App Light, Itaú Empresas e Itaú na Internet.
Santander
Com o intuito de orientar os correntistas, o Santander lançou um hotsite. Além disso, a instituição ampliou, para seus clientes adimplentes, 10 % do limite do cartão de crédito.
Bradesco
O Bradesco anunciou que vai aderir à pausa de 60 dias para o pagamento, mas até o momento, não divulgou mais detalhes.
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