Existe muita confusão em relação aos diferentes tipos de conta em que colocamos nosso dinheiro. As mais usadas são as contas corrente e digital, que oferecem vantagens distintas, de acordo com o perfil do cliente.
Nos últimos anos, devido o crescimento de fintechs – empresas de tecnologia com soluções bancárias digitais -, aumentou o número de pessoas interessadas em contas digitais. Afinal, garantem diversas facilidades, com zero filas nas agências.
No entanto, a conta corrente continua sendo uma das principais modalidades na hora de utilizar serviços bancários, afinal dispõe de serviços únicos, como cheque especial. Mas você sabe qual diferença entre a conta corrente e a conta digital?
Conta corrente
A conta corrente é um conta bancária básica. Por meio dela, é possível realizar diversas operações financeiros. O problema é que os bancos operadores cobram impostos e taxas para que o serviço continue sendo oferecido.
Isso acontece porque o banco necessita do dinheiro dos correntistas para financiar os empréstimos a terceiros. Mas de maneira geral, a conta corrente é um opção para aquele cliente que deseja movimentar dinheiro no dia a dia, como o salário ou outras receitas.
Além disso, esse tipo de conta pode ser individual ou conjunta. Também permitem saques e depósitos, mas sempre de acordo com as respectivas taxas de operação.
O cliente interessado em abrir uma conta corrente deve ir até um agência e levar os documentos, como carteira de trabalho e comprovante de renda. Com a conta aberta é possível realizar os seguintes serviços:
- Usar internet banking para consulta de extrato, transferência de dinheiro e pagamento de boletos;
- Realizar saques e depósitos;
- Fazer compras com cartão de crédito ou débito;
- Utilizar cheques.
Conta digital
A conta digital, por sua vez, opera como uma conta corrente que atende à resolução 3.919/2010 do Banco Central (BC).
Essa normativa determinou que os bancos ofereçam um pacote básico de conta corrente para clientes que quiserem, isentando-os de grande parte das tarifas.
Apesar de ser uma conta mais barata, o cliente pode utilizá-la apenas em meios eletrônicos, como internet ou caixas de autoatendimento.
As contas digitais surgiram com o objetivo de eliminar a burocracia dos processos bancários e garantir mais autonomia aos clientes.
Ao abrir uma conta digital, o cliente tem um número de agência e de conta. Assim, ele pode realizar TEDs e DOCs normalmente.
O processo para abrir uma conta digital funciona assim:
- O cliente faz o download do aplicativo do banco que deseja;
- Em seguida, envia uma cópia dos documentos solicitados;
- Faz uma selfie, segurando o documento com foto;
- Cadastra as informações pessoais;
- Por fim, assina de forma digital.
Como funciona uma conta corrente digital?
Já a conta corrente digital funciona como uma fusão direta entre as duas modalidades de conta. Ela prioriza os serviços online e eletrônicos, mas também dispõe dos serviços presenciais.
Alguns dos serviços disponíveis na conta corrente digital são: extratos, saques, pagamentos, transferências e cartões de crédito e débito.
Outra característica desse tipo de conta é a praticidade oferecida. Sem contar o controle da movimentação online, conveniência e segurança.
Confira também: O que é uma rodada de investimento?