Precisando de dinheiro? Antecipação do saque-aniversário é aprovada pelo FGTS

Objetivo da iniciativa é aumentar a ajuda financeira à população durante a pandemia do novo coronavírus.



A antecipação dos recurso do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio de empréstimos bancários foi aprovada. A decisão aconteceu em 5 de maio, após reunião do Conselho Curador do Fundo.

O objetivo da iniciativa é aumentar a ajuda financeira à população durante a pandemia do novo coronavírus.

O que é o saque-aniversário do FGTS?

O saque-aniversário beneficia os trabalhadores com contas ativas (emprego atual) ou inativas (emprego antigo) vinculadas ao FGTS que aderiram à modalidade. Os pagamentos acontecem anualmente e no mês de aniversário do beneficiário.

Com o anúncio da nova linha de crédito, a ideia é disponibilizar a ferramenta antes da liberação de cada rodada.

Como funcionará a antecipação?

A resolução anunciada permitirá a antecipação do valor de saque do calendário deste ano, que teve início em abril, e também dos próximos.

Por meio de um financiamento bancário, o valor do adiantamento ficará retido na conta do trabalhador para transferência ao banco concessor do crédito no dia previsto do saque-aniversário.

Quem optou pelo saque-aniversário em tempo hábil, poderá participar da iniciativa ainda em 2020.

O que acontece é que a escolha pela modalidade de saque do FGTS pode ser feita até o último dia do mês de aniversário. Ou seja, nascidos em junho, por exemplo, tem até o dia 30 para se cadastrar. Caso contrário, os pagamentos só acontecerão a partir do próximo ano. 

Com a garantia dos repasses, serão cobradas taxas de juros mais baixas, até mesmo inferiores às do crédito consignado, voltado segurados do INSS e servidores públicos e consideradas como as menores do mercado financeiro.

 Além da estatal, os financiamentos poderão ser oferecidos por outras instituições após o prazo de um mês em que ela já estiver em funcionamento.

Como aderir ao saque-aniversário?

Mesmo com a aprovação da iniciativa, a Caixa ainda não divulgou uma data de liberação do crédito. Contudo, o banco reforçou que a adesão ao saque-aniversário ainda está aberta e pode ser feita a qualquer momento. 

Para isso, basta acessar a página do FGTS, baixar o App FGTS, Internet Banking (no caso de correntistas) ou ir até uma agência Caixa.

O calendário de pagamentos começou em abril para os nascidos em janeiro e fevereiro. No mês de junho, recebem os aniversariantes de maio e junho. Trabalhadores nascidos nos demais meses devem aguardar as novas rodadas. 

Lembrando que ao optar pelo saque-aniversário, fica proibido retirar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa por no mínimo dois anos. Nesse caso, o que permaneceu foi apenas a multa rescisória de 40%.

Leia ainda: Quem aderiu ao saque-aniversário poderá sacar FGTS emergencial?




Voltar ao topo

Deixe um comentário