FGTS: Saque emergencial vai ser liberado em 10 dias, mas não para todos

Nova rodada seguirá a sistemática de pagamento do auxílio emergencial para evitar a formação de filas e aglomerações; entenda.



O saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já foi liberado. Inicialmente, de acordo com a Medida Provisória nº 946/2020, os repasses aconteceriam a partir do dia 15 de junho.

Contudo, houve o anúncio de novas datas pela Caixa Econômica Federal. Agora, eles começam a partir de 29 de junho. O motivo: a operacionalização das contas poupanças digitais para mais de 55 milhões de beneficiários.

O novo FGTS seguirá a sistemática de pagamento do auxílio emergencial. A princípio serão feitos depósito via poupança digital para compras on-line e quitação de contas básicas e, em seguida, haverá a liberação dos valores para saques em espécie e transferências para outros bancos.

“Então o FGTS tem o mesmo racional [se referindo ao auxílio de R$600], faremos o depósito, e o saque acontecerá alguns dias depois e isso vai permitir que haja minimização das filas”, explicou o presidente da estatal, Pedro Guimarães.

Calendário saque Emergencial do FGTS

A Caixa divulgou o cronograma do saque emergencial do FGTS. Recebem a partir do dia 29 de junho trabalhadores nascidos em janeiro.

Cada beneficiário poderá retirar até R$ 1.045,00, seja de contas ativas (emprego atual) ou inativas (emprego antigo).

Confira a seguir o calendário completo:

Mês de nascimento Crédito em conta Saque ou transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 6 de julho 8 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 5 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 3 de agosto 3 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 8 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro

Importante! O trabalhador não é obrigado a resgatar o valor liberado. Nesse caso, os saques do benefício ficarão disponíveis até 90 dias após a data de depósito via poupança digital.

Caixa libera consulta a valor e data do depósito em app em conta

A partir desta sexta-feira, 19, trabalhadores com direito ao novo saque do FGTS poderão consultar o valor que irão receber, além da data do depósito, via aplicativo do FGTS ou Internet Banking da Caixa, no caso de correntistas.

As consultas também podem ser realizados pelo site (acesse aqui). Para isso, o trabalhador precisará informar o número do CPF ou Número de Identificação Social (NIS) e a senha de acesso.

Há também a opção de verificação do saldo via central de atendimento telefônico Caixa 111.

Quem é cliente da instituição pode acessar o extrato do FGTS ao acessar o Internet Banking no computador ou aplicativo Caixa pelo celular ou tablet.

Leia ainda: Quem aderiu ao saque-aniversário receberá o FGTS emergencial?




Voltar ao topo

Deixe um comentário