scorecardresearch ghost pixel



Com queda de juros, FGTS pode render quase o dobro da poupança; Entenda

Nova Selic deverá se confirmar durante a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM).



Dado o momento conturbado economicamente no país, previsões apontam para uma nova queda na taxa básica de juros (Selic) ainda nesta semana. A confirmação deve acontecer nesta quarta-feira, 17.

Os prognósticos indicam para a redução de 3% para 2,25%. Caso isso aconteça, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá render quase o dobro da poupança. 

Após o anúncio do calendário do saque emergencial, muitas pessoas têm se perguntado se vale a pena ou não resgatar o dinheiro agora.

FGTS pode render mais que a poupança

A definição da nova Selic a 2,25% deverá se confirmar durante a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM). Além do FGTS, a mudança afetará de forma significativa outros tipos de investimentos.

Como por exemplo, o rendimento da poupança, que atualmente é de 70% da Selic. Se os novos números se confirmarem, o rendimento da poupança deverá cair para 1,57% ao ano. Em um cenário mais pessimista, em que a Selic chegue a 2% ou 1,75%, o rendimento da poupança atingirá amargos 1,22% ao ano.

Mas, afinal: Em que situação o FGTS pode render mais que a poupança? Caso a Selic atinja os 2,25% previstos, o dinheiro disponível nas contas vinculadas do Fundo terão quase o dobro de rendimento da poupança e até mesmo de outras aplicações em renda fixa. Isso porque o FGTS tem rendimento anual de 3%.

Outro fator que aumenta o rendimento do FGTS em comparação à poupança é a distribuição dos lucros do Fundo todos os anos aos cotistas. Contudo, em razão da pandemia do novo coronavírus, não se sabe ao certo se haverá o repasse em 2020. A confirmação deve ser dada entre os meses de julho e agosto.

Quais foram os rendimentos do FGTS no últimos anos?

De acordo com dados dos últimos três anos, a rentabilidade do FGTS foi de:

  • 7,14% a.a em 2017;
  • 5,59% a.a em 2018;
  • 6,18 a.a em 2019.

Por tudo isso, será que é vantajoso sacar o FGTS neste momento? A resposta para essa pergunta vai depender da situação econômica do beneficiário nesse momento. Se o dinheiro estiver faltando, o saque será uma ótima alternativa. 

Contudo, se o intuito é sacar o FGTS para investir em aplicações de renda fixa, o mais recomendado é deixar o valor sem movimentações, visto que que o Fundo renderá mais que outros tipos de investimentos.

Leia ainda: FGTS emergencial: Trabalhador terá que esperar até 5 meses para sacar benefício; Entenda!




Voltar ao topo

Deixe um comentário