Você está pensando em se aposentar? Já possui os requisitos necessários para receber o benefício? Se sua resposta é sim, pode começar a se planejar. Mais do que a contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), você precisa estar atento a outras variáveis que envolvem esse processo.
A idade ou tempo de serviço, os documentos necessários para solicitar o benefício e qual é a modalidade de aposentadoria mais vantajosa no seu caso são fatores importantes e que fazem toda a diferença.
Confira a seguir quando você poderá se aposentar e o que você precisa fazer para receber o benefício.
O que mudou com a Reforma da Previdência?
As regras para a aposentadoria foram alteradas após a Reforma da Previdência. As principais mudanças estão relacionadas a idade mínima, tempo de contribuição, o valor da contribuição mensal e cálculo do benefício a ser recebido.
Desta forma, muitas pessoas ficaram em dúvidas sobre quando poderão se aposentar, principalmente aquelas que já estavam próximas de solicitar o benefício quando a nova lei entrou em vigor.
Na prática, muitos trabalhadores tiveram que contribuir durante um período maior que o previsto. Entretanto, para aqueles que já estavam para se aposentar, foram criadas as chamadas regras de transição para o período de transição entre o antigo regime de previdência para o atual.
Trabalhador precisa se planejar para o momento da aposentadoria
O processo de aposentadoria pode ser um tanto quanto burocrático, e com as mudanças nas regras, pode se tornar ainda mais complicado para o trabalhador.
Por isso, é preciso se planejar bem antes de solicitar o benefício para poder usufruir dele no futuro. Com o planejamento adequado, é possível saber, por exemplo, quanto tempo você precisa contribuir e o valor que deverá investir.
A primeira questão é se atentar aos fatores que podem influenciar no momento de fazer o pedido de aposentadoria. Os principais são a idade mínima, o tempo de contribuição e as regras de transição.
A segunda é avaliar todas as alternativas para saber qual regra será a melhor para o seu caso, garantindo um benefício de maior valor. Se necessário, você pode consultar um especialista em direito previdenciário para auxiliar nesses cálculos.
Por fim, o contribuinte precisa reunir todos os documentos necessários para solicitar a aposentadoria, sem deixar para a última hora. Separe todas as suas carteiras de trabalho, carnês de contribuição e Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), que são os documentos básicos.
Em caso de aposentadorias específicas, como a aposentadoria rural ou especial, podem ser exigidos outros documentos para o processo. Por isso, o trabalhador deve saber quais são eles e buscá-los com antecedência para evitar complicações ao requerer o benefício.
Quando poderei receber a aposentadoria?
Antes de se aposentar, o trabalhador precisa considerar se o valor do benefício será satisfatório e suficiente para viver confortavelmente. Assim, com base nos cálculos previdenciários, o contribuinte poderá saber qual é o melhor momento para se aposentar.
Para receber a aposentadoria, o trabalhador precisa cumprir os requisitos de idade e tempo de contribuição. Ao solicitar o benefício, é necessário entregar toda a documentação exigida. Quando aprovado, o contribuinte poderá desfrutar tranquilamente da aposentadoria, recebendo um valor justo pelo tempo de serviço.
Leia também: INSS: Saiba qual é a nova idade mínima da aposentadoria para 2020