O auxílio emergencial é um benefício disponibilizado para assegurar renda mínima para quem teve a renda impactada pela pandemia do coronavírus e que se enquadram nos critérios estabelecidos. O início do pagamento do benefício teve início em abril e segue ajudando muitos brasileiros desde então.
O valor do auxílio depositado para os beneficiários é de R$ 600 e existe um prazo para sua utilização. Ou seja, o valor recebido é de utilização permanente, quem não utilizar o valor depositado dentro do prazo de 90 dias, terá o valor retornado para o governo federal.
Assim, quem receber o auxílio deve utilizar o saldo disponível na Poupança Social, sacar ou transferir o dinheiro dentro do prazo estabelecido.
Prazo para beneficiários do Bolsa Família
Os cidadãos que recebiam o benefício do Bolsa Família se enquadram em uma exceção para o estorno do dinheiro após os 90 dias.
Isso se deve ao fato de que, a partir da implementação do auxílio emergencial, o programa Bolsa Família foi transformado no auxílio emergencial. O Ministério da Cidadania estabeleceu a diferença do prazo para apoiar e assegurar essas pessoas em situações mais vulneráveis.
O prazo para essas pessoas se dá até o fim do período de calamidade pública e foi publicada no Diário Oficial da União, no dia de julho, na Portaria nº 444.
Calendário
Os calendários dos meses subsequentes já estão disponíveis e os valores são depositados diretamente na Poupança Social Digital da Caixa. Os depósitos e saques seguem calendários específicos e restringem um período a ser aguardado antes de fazer saques.
Primeiro, após o depósito, a movimentação do dinheiro deve ser feita apenas pelo aplicativo Caixa Tem, como fazer compras online e pagar boletos. No segundo momento, os usuários poderão realizar transferências e saques.
Leia também: Projeto de lei propõe pagamento do auxílio emergencial para aposentados que trabalham