scorecardresearch ghost pixel



Esqueceu de sacar o Auxílio Emergencial? Veja o que acontece

Programa encerrado em outubro do ano passado transferiu renda para milhões de famílias durante a pandemia.



O Auxílio Emergencial foi um programa inédito do governo federal voltado para a população mais afetada pela pandemia de Covid-19. Até outubro do ano passado, milhões de cidadãos puderam contar com o depósito de uma parcela em dinheiro todos os meses.

Leia mais: Auxílio Brasil: quase meio milhão de famílias entram em setembro; saiba como consultar

Embora a grande maioria dos contemplados tenha sacado todas as cotas do benefício, existem algumas pessoas que deixaram valores parados nas contas. Considerando o período econômico complicado que o Brasil atravessa, o que muitos querem saber é: ainda é possível sacar o Auxílio Emergencial?

O que acontece com o dinheiro parado?

De acordo com as regras do programa, o saldo expira em 120 após a data de crédito. Isso significa que quem deixou a quantia parada por mais de quatro meses não pode mais movimentar o dinheiro porque ele já foi devolvido aos cofres da União.

Em outras palavras, todo mundo que recebeu as parcelas tradicionais do programa e deixou de sacar alguma delas perdeu a oportunidade de usar o benefício.

Como consultar o benefício?

Para descobrir se deixou algum valor para trás, o interessado pode fazer uma consulta no portal da Dataprev, o mesmo usado durante o período de vigência do programa. Basta acessar o site consultaauxilio.cidadania.gov.br e fazer o login usando uma conta gov.br.

O sistema reúne informações sobre todas as parcelas do Auxílio Emergencial, como valores, datas de depósito e datas de expiração do crédito. Também é possível conferir se há algum saldo remanescente usando o app Caixa Tem, já que o valor permanece disponível quando pelo menos parte dele foi movimentado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário