Governo oferece mais de 900 serviços públicos online à população

Digitalização de serviços permite que mais de 88 milhões de demandas por ano possam ser solucionadas sem exigir que o cidadão saia de casa e enfrente filas.



O Governo Federal já oferece 918 serviços públicos ao cidadão por meio digital. Isso representa uma economia de mais de R$ 2 bilhões, e a possibilidade de solucionar 88,6 milhões de demandas por ano sem exigir que o cidadão saia de casa e enfrente filas.

Hoje, 60% dos 3,7 mil serviços do governo estão disponíveis em aplicativos das lojas oficiais e no site Gov.br. Segundo o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luiz Felipe Monteiro, as ferramentas tem 71% de avaliação positiva dos usuários.

“Em 20 meses da nossa gestão promovemos a transformação digital de 900 serviços públicos federais que antes eram acessíveis somente em canal presencial. A pessoa tinha que se deslocar, pegar um transporte, ficar na fila, retirar senha. Agora são acessados 24 horas por dia, sete dias por semana por meio de um celular ou computador”, disse o secretário.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a oferta de serviços online avançou ainda mais a fim de garantir o distanciamento social. Dos 918 serviços transformados em digitais desde janeiro do ano passado, 345 foram lançados neste período. Isso equivale a três novos serviços online a cada dois dias, desde março.

Confira os serviços que estão sendo mais procurados durante a pandemia: abono salarial, pedido do Seguro Desemprego, inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, solicitação do Auxílio Emergencial de R$ 600 e obtenção da Carteira de Trabalho.

Vantagens dos serviços online

Para Monteiro, a oferta de serviços digitais é benéfica tanto para o governo quanto para a população. “É bom para o governo porque o serviço é muito mais barato, é bom para o cidadão incluído digitalmente que tem a comodidade de fazer isso a qualquer momento, e é bom para o cidadão que não está incluído. Como as agências continuam abertas e disponíveis para atendê-lo, quando ele chegar lá não tem fila, não tem espera”, explica o secretário.

Por esse motivo, a meta do governo é digitalizar 100% dos serviços públicos federais até 2022. Assim, será possível eliminar burocracia, reduzir o uso de papel, de contratação de pessoal para atendimento presencial e redução de perdas com erros e fraudes.

Para a população, os benefícios são ainda maiores. Do total de R$ 2 bilhões poupados com a transformação digital em 20 meses, R$ 1,5 bilhão é economia para sociedade, já que elimina a necessidade do usuário gastar com transporte ao ter que se deslocar até as agências dos órgãos públicos.

Além disso, ajuda a população a maximizar o tempo, já que o serviço fica disponível online 24 horas por dia: “Devolvemos 150 milhões de horas, isso equivale a um dia de trabalho de toda a grande São Paulo”, afirmou o secretário de Governo Digital.

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