A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) confirmou a abertura do novo concurso para o Corpo de Bombeiros Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBM RJ), para preenchimento de vagas no quadro de oficiais. A seleção para o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro está prevista para ser aberta em novembro.
As suas primeiras etapas de seleção aplicadas por meio da Uerj. A prova será um vestibular isolado que está previsto para o dia 10 de janeiro. Assim, a primeira etapa será composta somente por uma prova objetiva e uma redação. Dessa forma, o exame discursivo, com questões de Física e Matemática, não deverá ser aplicado.
De acordo com a Uerj, a realização desse exame depende da concessão das vagas pelo Estado do Rio de Janeiro. Ainda segundo a instituição, as inscrições para o concurso Bombeiros RJ serão abertas no mês de novembro, entre os dias 18 e 30. As solicitações de isenção poderão ser feitas entre 13 e 15 de outubro.
Vagas previstas
O concurso Bombeiros RJ pretende abrir 25 vagas para o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Os requisitos para participar são:
- Ser brasileiro;
- Ter consentimento do pai ou do responsável para assentar Praça Especial do Corpo de Bombeiros, se menor de 18 anos;
- Estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
- Ter concluído ou concluir até a data da matrícula no curso de formação de oficiais o nível médio;
- Para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento “bom”;
- Não há limite de idade.
Remuneração
De acordo com o Corpo de Bombeiros RJ, a remuneração inicial bruta de um cadete (militar em formação para se tornar oficial) é de cerca de R$ 3.200. Depois de três anos de formação, já como aspirante, os ganhos podem chegar a R$ 6 mil.
Seleção de candidatos
Estão previstas somente as provas objetivas e a redação do vestibular da Uerj, não será realizada a fase discursiva com questões de Física e Matemática. A avaliação de múltipla escolha será composta por questões de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, e ainda uma redação.
Depois dessa fase de provas escritas, os classificados dentro de três vezes o número de vagas oferecidas no concurso Bombeiros RJ são convocados para a etapa Específica, que é ministrada pela própria corporação.
Esta etapa é composta por exames físicos e de saúde e por pesquisas documental e social. Os aprovados são convocados para o curso de formação. Geralmente, após a homologação, a seleção tem validade de 20 dias.
Veja também: Concurso Ibama, ICMBio, Incra e Funai podem estar na mira do governo para autorização