Nesta quarta-feira, 30, a Receita Federal faz o pagamento do quinto e último lote de restituições do Imposto de Renda 2020. O dinheiro cai na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração. Ao todo, R$ 4,3 bilhões são distribuídos a 3.199.567 pessoas.
Como saber se a restituição foi liberada?
Para consultar se sua restituição foi liberada, você pode acessar o site da Receita Federal, ou o aplicativo Pessoa Física, disponível para sistemas Android ou iOS. Informe seu CPF, data de nascimento e digite os caracteres para comprovar que não é um robô.
O dinheiro não caiu pra mim, o que faço?
Caso tenha direito a restituição IR, mas em nenhuma das liberações da Receita o dinheiro foi liberado para você, entre em contato com central de atendimento do Banco do Brasil das seguintes formas:
- capitais – 4004-0001
- demais localidades – 0800-729-0001
- telefone especial exclusivo para deficientes auditivos – 0800-729-0088; ou
- Vá pessoalmente a uma agência do Banco do Brasil.
Na página da Receita Federal, também é possível verificar por meio do serviço Meu Imposto de Renda se há alguma inconsistência de dados. Neste caso, a pessoa pode avaliar os erros e fazer a regularização por entrega de retificação.
Calendário de lotes de pagamento da restituição IRPF
A restituição vem sendo liberada desde o dia 29 de maio. Veja abaixo as datas de todos os lotes de 2020:
- 1º lote: 29 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Restituições foram pagas mais cedo
Neste ano, as restituições IR foram pagas com antecipação, além disso, a Receita também reduziu o número de parcelas de sete para cinco, ou seja, as pessoas que têm direito estão recebendo a restituição com mais rapidez. Nos anos anteriores, os pagamentos da restituição começavam em meados de junho, em 2020, o primeiro lote foi pago em 29 de maio.
Veja também: Caixa lança loteria Super Sete que dá prêmios a partir de R$ 1 milhão