O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já dispõe de uma funcionalidade que pode facilitar a entrada de um processo de aposentadoria pelo cidadão. Sem precisar se dirigir a uma agência, o contribuinte pode requerer pelo aplicativo ou site Meu INSS o direito de se tornar um segurado.
A requisição é feita por meio do envio de documentos que comprovam o acesso ao benefício. Essa forma de solicitar serve para aposentadorias por idade e por tempo de contribuição, casos que não exigem atendimento presencial. Mas, é preciso ter cuidado. Saiba o porquê a seguir.
Primeiros passos
Antes de entrar com o pedido, a pessoa deve conferir seus dados junto ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Caso haja algum erro, haverá problemas na hora da concessão ou cálculo do benefício. É fundamental deixar o cadastro sempre atualizado, pois muitos benefícios são negados por motivo de dados incorretos.
O segurador que busca a aposentadoria pode consultar o extrato previdenciário pelo Meu INSS, em “Extrato de Contribuição”. Caso encontre algum erro nas suas informações pessoais, é possível fazer a retificação pelo próprio Meu INSS. Contudo, antes é precisa entrar em contato pelo número 135.
Exigência Expressa
Se for necessário entregar documentos complementares pedidos pelo INSS, o instituto entra com o que chama de cumprimento de exigências. Dessa forma, as pessoas poderão enviar cópias também pelo próprio aplicativo ou site Meu INSS por meio da opção de “Exigência Expressa”.
Para garantir a melhor aposentadoria, a orientação e juntar todos os documentos da sua vida profissional que podem ajudar o INSS ter exatidão do pedido. Isso vale principalmente para quem tem direito à aposentadoria especial, que faz contagem de tempo de forma diferente.
Documentos para pedir a aposentadoria
Os principais documentos que são levados em considerão para análise do pedidod e aposentadoria são os seguintes:
- Carteira de trabalho (originais e sem rasuras)
- Carnês e guias de recolhimento
- Contrato individual de trabalho
- Recibos de pagamento
- Extrato do FGTS e demais documentos que provem tempo de contribuição
- Ficha de registro
- Acordo coletivo
- Termo de rescisão do contrato
- Ação trabalhista
- Laudo de insalubridade ou Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
Canais de atendimento do INSS
De acordo com o INSS, os trabalhadores que vão se aposentar só precisam agendar um atendimento presencial caso haja convocação do órgão, que é feita geralmente por SMS ou Meu INSS. Em caso de dúvidas, ligue sempre no 135, telefone da central de atendimento.
Em nota, o instituto afirmou que: “O segurado deve agendar o atendimento presencial apenas quando houver a necessidade de apresentação de documentos e o mesmo não possuir meios de enviá-los de maneira eletrônica, pelo Meu INSS.”
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