O Cadastro Único (CadÚnico) reúne um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Por meio dele, o Governo Federal define quem pode participar de programas sociais, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, BPC, entre outros.
Entretanto, com a pandemia do novo coronavírus, vários setores da sociedade ficaram sem atendimento presencial. Como, por exemplo, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), responsável pelas inscrições do Cadastro Único. Isso dificultou a coleta de dados das famílias de baixa renda e, consequentemente, atrasou a inclusão dessas pessoas em políticas assistencialistas.
Pensando nisso, a senadora Elizane Gama (Cidadania-MA) sugeriu a implantação de um cadastro único 100% digital. Entenda como iria funcionar!
Cadastro Único 100% digital
A ideia de criar um CadÚnico virtual é garantir a continuidade do serviço, sem interrupções, além de propor mais agilidade e seguridade nas inscrições no período pós-pandemia. Os dados seriam sistematizados de forma digital, segura e livre de fraudes.
“Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, explicou a senadora. Por esse motivo, segundo ela, a implantação de um cadastro nacional digital é necessária e urgente.
A parlamentar ainda afirma que há cerca de 46 milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade. Esse número revela que quase um quarto da população não está sob o olhar do governo federal. São os chamados cidadãos “invisíveis”.
Essas pessoas, geralmente, estão com os CPFs suspensos, cancelados, nulos ou categorizados como irregulares perante à Justiça. O que dificulta o acesso a benefícios sociais. Segundo Eliane, isso é preocupante, pois inibe o exercício da cidadania em sua totalidade.
Estou inscrito no CadÚnico?
O cidadão pode verificar se já está cadastrado no banco de dados do governo. Há três opções de consulta. O aplicativo “Meu CadÚnico”, por exemplo, está disponível para download nas lojas Google Play e Apple Store. Após baixar o app, basta inserir os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado.
Outra opção é ligar para o número 0800 707 2003. Por ele, o cidadão pode tirar dúvidas sobre o programa e outros benefícios sociais do governo. A ligação é gratuita quando realizada de telefone fixo.
Por fim, o interessado pode recorrer ao site “Meu CadÚnico”. Para acessar, será necessário preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, além de município e estado da residência para a consulta.
Leia também: CadÚnico é necessário para obter 22 benefícios sociais em 2020; Veja lista completa