O WhatsApp lançou, nesta terça-feira, 8, uma nova ferramenta que facilita compras no aplicativo. O carrinho de compras é um ícone que permite ver catálogos, selecionar produtos e realizar pedidos por mensagem para a empresa. A novidade já está disponível para todos os usuários.
A expectativa é que a funcionalidade possa ajudar os 175 milhões de contas do WhatsApp Business, voltadas para pequenos e médios negócios. De acordo com a empresa, mais de 13 milhões de pessoas veem um único catálogo no app por dia.
O novo recurso chega como uma alternativa ao sistema de pagamentos no WhatsApp, barrado pelo Banco Central. A liberação só deve acontecer nos primeiros meses de 2021.
Carrinho de compras do WhatsApp
A função poderá ser utilizada para interagir com vários empreendimentos, como restaurantes, confeitarias, lojas de roupas, entre outros. Inclusive o WhatsApp informou que o carrinho de compras foi liberado, de forma antecipada, para um restaurante de Brumadinho (MG) que constatou que o método é mais eficiente para compras.
Uma pesquisa da consultoria Accenture, de julho deste ano, revela que 83% dos brasileiros já utilizam o app para fazer compras, sendo que 37% deles consomem produtos de grandes empresas.
Já nos negócios de pequeno porte, o percentual é de 64%. Além disso, a pesquisa mostra que 59% fazem compras pelo menos uma vez por semana.
Veja mais: Apple confirma que garantia de iPhones não será afetada por uso de outros carregadores