O ano de 2021 já pode começar com uma boa notícia para o mundo do concursos, o concurso Banco do Brasil está com edital previsto para janeiro com 120 vagas para escriturário com foco na área de Tecnologia. Para concorrer é necessário ter ensino médio completo.
O regime de contratação será o de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o salário dos profissionais será de R$ 4.036,56. A jornada de trabalho será de 30 horas semanais. Esse quantia já soma os auxílios-alimentação e refeição.
Além disso, os contratados têm direito a participação nos lucros que geralmente, é paga duas vezes ao ano. Também recebem planos de saúde e odontológico, previdência privada com participação do banco, auxílio-creche/babá e auxílio ao filho com deficiência.
Outro benefício que poderá ser pago é o auxílio-transporte, porém ainda não foi confirmado em razão da possibilidade de os selecionados trabalharem de casa, em home office. Mas caso o transporte seja pago, o valor será variável de acordo com a localidade da residência e da agência de lotação do funcionário.
Crescimento profissional
Importante destacar que o Banco do Brasil também investe fortemente na qualificação de seus funcionários, oferecendo a possibilidade de crescimento profissional. Vários diretores da empresa ingressaram no banco como escriturários.
Inclusive, o BB já teve presidentes que foram funcionários de carreira, sendo que ingressaram na empresa como escriturários e foram ascendendo profissionalmente.
Provas do concurso Banco do Brasil 2021
Conforme o último edital do concurso BB que saiu em 2018, que deve ter as regras repetidas em 2021, os concorrentes tiveram que responder a 70 perguntas objetivas e também elaborar uma redação.
A distribuição das questões por disciplinas foi a seguinte:
- Português – 5 questões
- Matemática – 5 questões
- Inglês – 5 questões
- Atualidades do Mercado Financeiro – 5 questões
- Probabilidade e Estatística – 20 questões
- Conhecimentos Bancários – 5 questões
- Informática – 25 questões
Funções do escriturário com foco em TI e tradicional
De acordo com o que consta nos editais de 2015 e 2018, anos dos últimos concursos do Banco do Brasil, as funções do escriturário tradicional conhecido também como generalista, e o da área de tecnologia são as mesmas. Elas são:
- Comercialização de produtos e serviços do BB;
- Atendimento ao público;
- Atuação no caixa (quando necessário);
- Contatos com clientes;
- Prestação de informações aos clientes e usuários;
- Redação de correspondências em geral;
- Conferência de relatórios e documentos;
- Controles estatísticos;
- Atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados;
- Execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.
Contudo, o que basicamente diferencia o concurso BB para escriturário tradicional (generalista) do escriturário com foco na área de TI é o programa e o peso dado a cada disciplina. O que significa que habilidades e competências exigidas aos candidatos às vagas são as mesmas.
Veja também: Confira 11 concursos que abrem inscrições nesta semana. Vagas para todos os níveis