Financiamento x empréstimo: Conheça as principais diferenças entre as modalidades

Apesar de oferecer dinheiro rápido, linhas de crédito possuem finalidades e funções distintas em relação às contratações.



O mercado financeiro tem por hábito “saciar” as necessidades dos consumidores quando o assunto são linhas de crédito. Isso porque a busca por dinheiro rápido sempre foi e continuará sendo uma das práticas mais comuns do setor, sobretudo quando se quer pagar uma dívida urgente ou realizar um sonho.

Nesses casos, opções de financiamentos ou empréstimos costumam ser o chamariz de muitas empresas que, na tentativa de conseguir mais adeptos, oferecem taxas de juros diferenciadas, maior prazo para pagar, além de isenção parcial ou quase total de atitudes burocráticas.

Entretanto, aqueles que pensam em contratar um desses serviços devem observar alguns pontos e diferenças que vão além da taxa de juros. De antemão, saber fazer a escolha certa acaba sendo crucial na hora de manter a saúde financeira e evitar possíveis endividamentos.

Para te ajudar nessa tarefa, confira a seguir as principais diferenças entre financiamento e empréstimo, tendo como base o mercado brasileiro de crédito.

Financiamento

Para solicitar um financiamento junto a um banco, o requerente deve, primeiramente, ter um objetivo claro sobre como quer gastar o dinheiro, se para comprar um carro, imóvel, ou reformar a casa, por exemplo.

Isso significa que o valor do financiamento deve ter um destino pré-definido. De certa forma, a regra acaba sendo favorável para o consumidor, visto que com a meta estabelecida é mais fácil haver a concessão do crédito, bem como maior controle quanto ao uso do dinheiro.

Empréstimo

Em relação ao empréstimo, diferentemente do financiamento, não há necessidade de ter um objetivo pré-definido. Uma vez aprovado, o dinheiro contratado pode ser usado como bem o solicitante quiser, sem restrições.

Considerado uma das modalidades de crédito mais conhecidas do Brasil, o empréstimo é comumente solicitado para atender emergências, cobrir uma dívida mais cara ou até mesmo investir em algo novo.

Mas, afinal: Quais as principais diferenças entre empréstimo e financiamento?

Existem três aspectos que devem ser levados em consideração na hora de escolher entre um financiamento ou empréstimo:

Propósito: enquanto o financiamento exige um propósito, ou seja, um objetivo, o empréstimo é liberado para uso em qualquer finalidade na qual o cliente tem interesse.

Facilidade: financiamentos costumam ser mais burocráticos em relação aos empréstimo devido a necessidade de apresentar um destino para o dinheiro. No entanto, eles tem maior facilidade na hora de aprovação.

Taxa de juros: valores cobrados no financiamento costumam ser mais vantajosos para os brasileiros em comparação aos empréstimos. O motivo mais uma vez tem a ver com o destino pré-definido e comprovado para uso do dinheiro. No entanto, existem algumas modalidades de empréstimos que acabam sendo mais em conta para o bolso do consumidor, com taxas de juros bem reduzidas, como no caso das contratações pela modalidade consignado.

Leia ainda: CDC Caixa: Empréstimos de R$ 300 a R$ 50 mil com parcelamento em até 60x




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário