scorecardresearch ghost pixel



Vacina contra a gripe pode diminuir sintomas da Covid-19; Entenda como

Pesquisadores afirmam que o imunizante contra a influenza pode funcionar de maneira favorável para diminuir os sintomas do novo coronavírus.



Começa no dia 12 de abril a campanha de vacinação da gripe. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha, a campanha merece atenção dobrada, pois há pouco tempo uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores norte-americanos, da Universidade do Michigan, apontou que o imunizante contra a influenza pode funcionar de maneira favorável para diminuir os sintomas do novo coronavírus.

De acordo com a pesquisadora da Ensp/Fiocruz, a médica pneumologista Margareth Dalcolmo, a Versamune, produzida pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto e a Butanvac, que será produzida pelo Instituto Butantan, ambas enviaram documentos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a fim de realizarem testes em humanos no Brasil.

Dalcolmo, porém, não acredita que o prazo divulgado pelo governo de São Paulo, de que a produção do imunizante já começaria em julho: “Eu, em particular, não acredito. Acho que ainda têm algumas etapas a serem feitas, mas é preciso passar para a opinião pública a informação verdadeira. Não tem como passar etapas, não existe pular etapas, não existe fazer vacina com pressa, é preciso fazer certo e seguro para que todos possam usar”, ressalta.

A médica também ressalta que há vacinas que podem não impedir a Covid-19, mas podem diminuir a malignidade de um episódio. “ Nós estamos fazendo pesquisas com a velha vacina BCG, para a Covid-19. A nossa suposição é que a BCG possa propiciar uma diminuição ou ampliar a ação imunológica das vacinas para Covid-19”, revela Dalcolmo.

Posso tomar a vacina contra a Covid-19 e a contra a gripe?

O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses juntas e orienta que o paciente aguarde um intervalo mínimo de 14 dias entre os imunizantes.

Na questão da Covid-19, são 14 dias após a segunda dose. Pois, até o momento, não foram realizados estudos em que pacientes recebessem a vacina contra a gripe e contra a Covid-19 de forma simultânea. 

Leia ainda: Butantan produz nova vacina contra Covid e pedirá permissão para testes




Voltar ao topo

Deixe um comentário