O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece inúmeros benefícios para quem estiver com os recolhimentos em dia. Isso vale para trabalhadores com carteira assinada, empregados domésticos, autônomos, quem trabalha no campo, etc.
Assim que solicita um benefício junto ao INSS, o contribuinte recebe um código de acompanhamento do pedido ou número de protocolo, que é enviado junto com a carta de concessão. O número serve para a realização de consultas. Mas e quando ele é perdido? O que fazer?
A resposta é simples: basta consultar o benefício pelo CPF. As opções de uso do Cadastro de Pessoa Física se aplicam nos sites “Meu INSS” ou da Previdência e por meio da central de atendimento do INSS pelo telefone 135.
Como consultar um benefício do INSS pelo CPF
Observe a seguir as formas de verificar o andamento de um pedido junto ao instituto utilizando o número do CPF:
Pelo site “Meu INSS”: possibilita a consulta de diversos serviços, como aposentadorias e pensões, além da realização de agendamentos para perícias, por exemplo. Basta fazer login na conta de acesso único no site, confirmar algumas informações cadastrais (no caso de primeiro acesso), clicar na opção “Meu Benefício” na tela inicial e dar andamento à verificação.
Central de atendimento pelo telefone 135. Durante a ligação, o cidadão deve informar o CPF e, em seguida, confirmar os dados cadastrais para melhor proteção das informações pessoais e financeiras. O custo da chamada equivale ao de uma ligação local, caso seja feita de um aparelho celular. No caso de telefones fixos ou públicos, ela é gratuita.
Por meio do site da Previdência, o atendimento acontece via guia INSS, localizada no topo da página. Por lá, no menu à esquerda, basta clicar em “Consulta de Situação de Benefício” e “Acompanhar Pedido”. Automaticamente a página redirecionará o usuário para o menu “Meu INSS”.
Leia ainda: INSS: Aposentadorias e pensões começam a ser pagas nesta segunda-feira, 26