A pandemia de coronavírus agravou a situação financeira muitas famílias brasileiras. Segundo a Serasa, de fevereiro a março deste ano, o número de inadimplentes no país aumentou de 61,56 milhões para 62,56 milhões de pessoas. O quantitativo equivale a 57,4% da população adulta do país.
Tradicionalmente, o consumidor recorre aos empréstimos pessoais para escapar do superendividamento e recuperar o controle dos gastos. Mas não é só isso: ele precisa ficar atento às condições oferecidas pelo banco no acordo, como taxas de juros mais baixas, por exemplo.
Empréstimo com garantia do FGTS
Uma dessas opções é o empréstimo por meio da antecipação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Quem aderiu ao saque-aniversário consegue contratar limite a partir de R$ 2 mil, com taxa de juros a 0,99% ao mês – uma das mais baixas do mercado.
Para solicitar, o beneficiário deve ter saldo disponível no Fundo, ter aderido à modalidade de saque-aniversário, ser maior de 18 anos ou emancipado, possuir conta poupança ou conta corrente na Caixa e estar com o CPF em situação regular na Receita Federal.
Veja também: B3 implementa plataforma online para rodadas de financiamento de startups
O empréstimo Caixa com antecipação do FGTS tem como vantagens: facilidade durante a contratação, solicitação pela internet, depósito do dinheiro no dia seguinte à contratação, além de pagamento automático e em parcela única. Nele, o consumidor adianta até 3 saques-aniversário de uma só vez.
Como contratar
Interessados na antecipação do saque-aniversário do FGTS podem firmar um acordo sem precisar ir a uma agência da Caixa Econômica Federal. Tudo pode ser feito pelo computador ou celular. Veja as etapas:
- Faça a adesão ao saque aniversário. A opção está disponível via Internet Banking Caixa, app Caixa ou app FGTS. Por estes canais também é possível verificar o valor liberado.
- Na hora de contratar, acesse o Internet Banking ou aplicativo Caixa. Outra opção é realizar a contratação por meio da rede de agências da Caixa.
- Para fechar o acordo, é preciso criar uma assinatura eletrônica. Saiba aqui como cadastrar uma.
- Assim que o contrato é firmado, a liberação do dinheiro é feita na conta no dia seguinte. Em seguida, a Caixa bloqueia o saldo na conta do FGTS para garantir o pagamento do acordo.
Importante: ao optar pelo saque-aniversário, o consumidor deixa de garantir o acesso ao saque-rescisão, que permite o saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Na troca, apenas a multa de 40% é mantida.
Leia ainda: FGTS: Quem trabalhou com carteira assinada entre 1999 e 2013 pode solicitar revisão; Saiba como