Aposentadoria por invalidez: Quem sofre de diabetes pode receber o benefício?

Benefício é concedido caso o segurado seja considerado pela perícia médica do INSS incapaz definitivamente para exercer a sua profissão.



Dependendo do grau da diabetes da pessoa, ela pode sim receber a aposentadoria por invalidez. Isso porque a doença pode estar com um nível de agravamento tão grande que o paciente pode ficar debilitado a ponto de não conseguir exercer mais atividades de trabalho.

Por isso, caso seja comprovado a incapacidade é possível sim, mas, além do atestado médico, a perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisa constatar que o segurado não tem condições de exercer suas atividades laborais, caso contrário, o pagamento não será concedido.

Dessa forma, o beneficiário pode ser afastado permanente do trabalho e também receber o recurso de forma permanente. Lembrando que a aposentadoria por invalidez é concedida ao segurado que é considerado pela perícia médica do INSS incapaz definitivamente para exercer a sua profissão e não puder ser reabilitado para qualquer outra função ou profissão.

O benefício de aposentadoria por invalidez pode ser concedido já na primeira perícia e não precisa, necessariamente, que o segurado já esteja recebendo o auxílio-doença para ter direito à aposentadoria por invalidez.

O que é necessário para conseguir a aposentadoria por invalidez? 

Contribuir com a previdência: é necessário que o segurado esteja fazendo contribuição ao INSS antes do diagnóstico da doença, ou antes, da incapacidade comprovada para exercer a atividade laboral;

Comprovar a doença grave e quando começou a incapacidade: o beneficiário precisa apresentar os exames médicos e atestados constando todos os detalhes da doença. A pessoa também passará por perícia médica do INSS;

Tempo de carência: os portadores de diabetes precisam ter uma carência  mínima de 12 meses. Contudo, há exceção para as pessoas que estiverem em estágio grave da doença.

Veja também: INSS: Qual é o prazo para quem parou de contribuir ficar sem benefícios?




Voltar ao topo

Deixe um comentário