Sua empresa está precisando de capital de giro para operar? Muitas vezes esse dinheiro faz o negócio girar, possibilita investimentos, contratação de funcionários, etc. A boa notícia é que o Santander agora aceita garantia em forma de imóvel ou automóvel para essa modalidade.
A novidade foi anunciada na terça-feira (22). Para ter acesso a esse tipo de crédito, a empresa não precisa se enquadrar nos critérios do Pronampe (programa federal de crédito para micro e pequenas empresas). O foco dessa linha de crédito são as empresas de varejo.
Se o cliente optar por colocar um automóvel como garantia, ele não precisa necessariamente estar no nome da empresa. O veículo pode ser de uma pessoa física, como o dono da empresa ou um parente, e ser colocado como garantia do empréstimo para capital de giro.
Da mesma forma, o imóvel colocado como garantia pode ser próprio ou de um terceiro. O valor máximo concedido nessa linha de crédito é de 60% do valor do bem. O imóvel precisa estar quitado e não ter IPTU em atraso. Esse empréstimo vale para empresas com faturamento anual bruto de 3 milhões a 30 milhões de reais.
O Santander também possibilita usar veículo ou imóvel em oferta como garantia para renegociar créditos. O cliente pode juntar todos os compromissos em uma única parcela ao mês. O valor é dividido em até 60 meses e com até 6 meses de carência para começar a pagar o principal.
Prazo para pagamento
Automóvel como garantia: Os empresários que optarem por essa linha de crédito têm prazo de 60 meses para quitar as parcelas (5 anos). A carência é de até seis meses para começar a pagar o principal, com taxas pré-fixadas a partir de 1,2% ao mês.
Imóvel como garantia: Caso a garantia do crédito seja na forma de um imóvel, o empreendedor pode ter 10 anos para quitar. A carência é de até 1 ano. A taxa inicia em 1,2% mensais.
Outros tipos de crédito com garantia
Pessoas físicas também podem pegar empréstimos e usar seus bens como garantia. O Itaú, por exemplo, oferece crédito com garantia de imóvel, o que eles chamam de home equity. A taxa praticada pelo banco é a partir de 0,89% mensais. O prazo para pagamento pode chegar a 15 anos.
O Banco do Brasil oferece algo semelhante, com garantia de automóvel. O prazo de pagamento para o empréstimo do BB é de 60 meses e o veículo continua no nome do proprietário. O veículo deve estar quitado e sem ônus.
Leia também: Tem um negócio? Banco Inter anuncia empréstimos voltados para empresas