O abono salarial PIS/Pasep, pago anualmente a trabalhadores formais, será liberado para dois grupos em 2022. O benefício no valor de até um salário mínimo ficará disponível para quem atuou com carteira assinada ou como funcionário público durante os anos de 2020 e 2021.
Para ter direito ao abono, o trabalhador deve cumprir outros requisitos além do que já foi citado. Veja quais são os critérios para receber o benefício:
Leia mais: Confira: MEI tem direito ao abono salarial do PIS?
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante 2019 (de empregador inscrito sob CNPJ e contribuinte do PIS/Pasep)
- Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2020 e/ou 2021;
- Ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2019.
Veja também: Perdeu o saque do PIS/Pasep em 2021? Veja como ainda é possível resgatar o dinheiro
Valor do abono PIS/Pasep
O benefício varia de R$ 92 a R$ 1.100, de acordo com o período no qual o trabalhador atual formalmente durante o ano-base considerado. Vale lembrar que o abono salarial está atrelado ao salário mínimo, o que significa que os valores podem aumentar em 2022 após a correção do piso nacional.
Em 2021, o o abono salarial ficou disponível até o dia 30 de junho, o que também deve ocorrer no próximo ano.
Como sacar o abono
Para fazer o saque do PIS (funcionários da iniciativa privada), o interessado deve se dirigir a um terminal de autoatendimento ou agência bancária da Caixa, casa lotérica ou correspondente Caixa Aqui. Já o Pasep (servidores públicos) fica disponível nas agências do Banco do Brasil.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelos canais de atendimento do banco responsável pelo pagamento do seu benefício.