Novo sistema deve aprovar na hora a pensão por morte

Se o cadastro estiver de acordo com as normas legais, o solicitante pode obter aprovação imediata. Mesmo em caso de pendências, o solicitante será informado de como proceder para resolvê-las. 



Os brasileiros devem contar com mais agilidade na liberação da pensão por morte. Está previsto ainda este ano um novo sistema para dar agilidade à análise de pedidos de pensão por morte. A iniciativa é do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), da Dataprev e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Hoje, existem quase 300 mil pessoas esperando análise da pensão. Assim, o novo sistema deve desafogar a longa fila de espera. Ele contará com facilidades no preenchimento de requerimentos, na apresentação de documentos e na identificação de pendências. Além disso, o projeto pretende auxiliar os solicitantes do benefício. Para isso, os dados já recolhidos serão aproveitados pela base de dados do Governo Federal.

Dessa forma, os cadastros ligados a outros benefícios, por exemplo, serão recuperados durante a análise. Fora isso, por meio de inteligência artificial, o cidadão fará o reconhecimento da documentação. Caso algo não esteja de acordo com o exigido, a informação é dada na mesma hora.

Contudo, se o cadastro estiver de acordo com as normas legais, o solicitante pode obter aprovação imediata. Mesmo em caso de pendências, o solicitante será informado de como proceder para resolvê-las. 

“Em vez da pessoa entrar e esperar semanas para ter pedido analisado, aí depois correr atrás dos documentos pendentes e entrar em outra fila, ela já sai com a carta [de pendências], o que já economiza semanas ou meses nesse processo”, explica a assessora da Enap e supervisora do projeto, Adriana Ligiero. As informações são da Agência Brasil de Notícias.

Mais facilidade para os usuários

Outro ponto de ajuste é o relacionado com a linguagem do sistema de requisições. O intuito é facilitar as explicações sobre o que deve ser disponibilizado, como forma de reduzir as pendências.

“O que se diagnosticou é que não necessariamente a linguagem era a mais amigável e que a informação não estava disponível de forma mais simples. A gente vai adaptar os roteiros das perguntas para que se usem linguagem simples e vai procurar deixar mastigado como elas podem obter informações. Isso vai aparecendo à medida que a pessoa vai prestando as informações, para que o pedido venha mais bem instruído”, disse a assessoria do Enap.

De acordo com a Enap, o número de solicitações de pensão por morte com pendência quase dobrou. Antes da pandemia, eram 400 mil solicitações, hoje são quase 800 mil. Esses são os números referentes às solicitações registradas todos os meses.

 

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