No entanto, as transações de pagamento digital estão quebrando recordes em uma nova economia mais distante socialmente. Os pagamentos remotos aumentaram, as isenções de taxas aceleraram as transações de pequenos valores e o Brasil avançou com novos sistemas para permitir pagamentos melhores e mais rápidos.
Veja mais: Mais uma parcela do Auxílio Emergencial? Saiba o que o governo definiu
O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, foi lançado em outubro de 2020 e recebeu muito destaque na imprensa. O sistema permite que os usuários selecionem um número de telefone, endereço de e-mail ou outra chave alfanumérica como seu apelido.
O PIX foi lançado com a proibição de cobrança de qualquer tarifa de cliente, mas permite que os adquirentes cobrem tarifas do comerciante sem qualquer limitação. Também não há intercâmbio definido pelo PIX, o que significa que o adquirente pode ficar com a tarifa inteira (ao contrário, por exemplo, das transações com cartão em que as tarifas são frequentemente compartilhadas com o emissor).
Pix da BV
O Pix da BV traz uma novidade. A operação pode ser feita via cartão de crédito. Basta que a pessoa tenha uma conta digital no banco, faça um Pix e selecione a opção de cartão de crédito. Logo após será informado o valor que será creditado em sua fatura.
É importante destacar que não há cobrança de juros nessa operação. Entretanto, o BV cobra o IOF por se tratar de uma operação financeira vinculada.