O modelo 2023 do SUV HR-V da Honda tem dado o que falar entre os especialistas. Com todas as mudanças previstas está difícil definir com precisão a categoria do utilitário.
Leia mais: Uber e 99 correm o risco de deixar o Brasil; veja os principais motivos
Atualmente, o HR-V em todas as suas versões se encaixa como SUV compacto. Porém, após as informações da montadora, ele pode subir de categoria.
Ficou maior?
Se essa expectativa se confirmar, o modelo da Honda passa a concorrer com outros nomes de respeito. Entre eles, pode-se citar o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross. Isso porque o modelo passaria a ser classificado como SUV médio.
O carro aumentou suas dimensões, mas não é algo que altera tanto assim o visual. O Comprimento foi de 4,32 metros para 4,34. A largura saiu de 1,72 m para 1,79. A altura permanece praticamente a mesma e o distanciamento entre eixos não mudou.
Porém, essa pouca diferença é capaz de conferir maior robustez e mudar o carro de categoria.
Novo Honda HR-V
Apesar do que muitos acham, o HR-V não é um SUV exatamente novo. Na verdade, a primeira versão do automóvel surgiu ainda em 1999. Porém, o modelo só ganhou as ruas do Brasil no ano de 2015, já com o novo formato.
A previsão de ter o novo HR-V por aqui é início de 2022, sem mês definido. Na verdade, o SUV será fabricado na unidade da Honda em Itirapina (SP). Com isso, sua chegada às lojas de todo o país será rápida. Espera-se que ocorra ainda no primeiro trimestre do próximo ano.
Os consumidores, aliás, podem esperar um veículo surpreendente. Afinal, o HR-V chegará totalmente modificado e ainda deve subir de patamar. Ou seja, vai disputar mercado até com o novo Toyota Corolla Cross. O problema é que com isso o preço também deve ficar mais salgado.
Detalhes
A versão híbrida do modelo será convertida para flex, então utilizará gasolina e etanol. Contudo, esta versão será a última a ser lançada. Inicialmente, os brasileiros vão conferir o carro com o mesmo perfil de motor.
Assim, o novo HR-V será equipado com motor 1.8 flex de até 140 cv de potência. Além disso, a versão topo de linha será 1.5 turbo, com 173 cv de potência. O câmbio automático será CVT, com simulação de marchas no volante.
A versão e:HEV também conta com sistema híbrido completo composto por um motor a gasolina de 1,5 litro e dois elétricos. A potência total a ser atingida alcança os 131 cv.
Como diferencial pode-se destacar a autonomia. Quando se anda devagar, O SUV tende a consumir bem menos. Espera-se que o carro seja capaz de fazer 18 km/l.
Estética
A nova geração do SUV mantém o foco na elegância, com linhas mais refinadas e menos esportivas. Apesar disso, não perde a grandeza característica de um utilitário-esportivo. A iluminação é Full LED e as lanternas traseiras se conectam em uma barra de destaque. Aliás, este é o padrão que quase todas as montadoras estão aderindo.
O visual “clean refinado” se mantém no interior, que não ganhou grandes mudanças. O destaque vai para a longa saída de ar na parte superior, diferente da geração passada. Além disso, agora a central multimídia é flutuante.
Os valores ainda não foram revelados pela fabricante japonesa. Porém, com base em comparações com a concorrência e outros modelos, é possível oferecer uma estimativa. O nova Honda HR-V deve chegar ao mercado custando algo entre R$ 110 mil e R$ 160 mil. Enquanto isso, a versão híbrida pode chegar próximo dos R$ 200 mil.