É possível pedir auxílio-doença sem sair de casa; aprenda como fazer

Entenda as condições para garantir o benefício.



Quem tem qualquer incapacidade temporária pode contar com o auxílio-doença e pedir o benefício de forma online, sem sair de casa. A garantia é dada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A  possibilidade facilita que a pessoa que depende do benefício consiga atendimento de maneira mais fácil e descomplicada, sem ter que pegar filas.

Leia mais: Beneficiários do INSS devem receber 13º em dobro 2022

O auxílio-doença é o benefício para quem precisa se afastar do trabalho por doença ou acidente. Por exemplo, quando a pessoa tem algum imprevisto que não consegue mais voltar de imediato ao trabalho, o benefício do INSS vem como garantia.

Peça o auxílio doença de casa

De acordo com o INSS, o pedido de auxílio-doença pode ser feito todo por meio da internet. Ele é pago todos os meses, até que o trabalhador consiga voltar para o trabalho que exercia antes do acidente.

Antes de tudo é preciso comprovar o estado de incapacidade. A comprovação precisa ser feita por meio de documentos e atestados.

De acordo com o INSS, a incapacidade pode ser física ou psicológica. Vale qualquer incapacidade que altere as condições de trabalho. Assim, tem direito ao benefício de auxílio-doença quem trabalha de carteira assinada, bem como os microempreendedores individuais (MEI).

No caso de quem trabalha de carteira assinada, o pagamento do auxílio-doença começa a ser contado a partir de 15 dias de afastamento.

Para fazer o pedido de auxílio doença é só acessar o “Meu INSS”, pelo aplicativo ou no site. Além disso, por lá também é possível marcar a perícia médica. Depois disso é só anexar os documentos, como atestados médicos. Por último precisa passar pela perícia, que neste caso é presencial.

Apesar disso, até o fim deste ano é possível pedir o benefício sem a perícia presencial. Nesses casos o auxílio-doença é pago por apenas três meses. Mais que isso, um novo pedido precisa ser feito para continuar com o benefício do INSS por mais tempo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário