O Dilema das Redes foi o documentário mais visto no mês de seu lançamento dentro da Netflix. A produção foi ao ar em setembro de 2020 e demonstra a alienação perante o uso excessivo das redes sociais.
Veja também: Melhores filmes da Netflix para inspirar e dar um novo rumo à vida
Ainda que a obra seja recente, o tema vem sendo abordado socialmente há muito tempo. Com o surgimento do metaverso e ampliação da realidade virtual, a discussão voltou à tona.
Vício e dependência das redes sociais é tema de documentário imperdível
Ainda que o tema tratado no documentário seja motivo de intensos debates, o problema aumentou. Especialistas apontam para uma imersão ainda mais intensa nas redes sociais no futuro. Governos pelo mundo inteiro tentam regular o acesso às redes, mas encontram muita resistência.
Aliás, isso também é a preocupação de diversos pais sobre o uso adequado da tecnologia pelos filhos. O pior de tudo é que esse problema parece ser ainda mais estimulado pelas empresas. As próprias desenvolvedoras das redes aparentam promover a necessidade de consumo em seus produtos. A partir desta análise, surge o documentário da Netflix.
O Dilema nas Redes
A produção é divida em dois paralelos que acontecem de forma intercalada. Uma das situações conta a história fictícia de uma jovem que passa tempo demais na internet. Mais especificamente, ela abdica do mundo real para levar uma vida nas redes sociais.
Enquanto isso, o documentário apresenta depoimentos de ex-funcionários e executivos de grandes empresas de tecnologia. Alguns dos entrevistados tiveram ou têm papel de importância em empresas como Google, Facebook e Twitter.
Conforme os relatos reais se aprofundam no tema, a personagem da história fica ainda mais conectada. A garota começa a se aderir em ideais mais extremistas, de caráter político e social.
Dessa forma, o documentário demonstra uma situação dicotômica. O roteiro faz alusão às polarizações políticas recentes ocorridas no Brasil e nos EUA. Os espectadores da plataforma de streaming indicam fortemente que todos assistam a obra.