Licenciamento 2022: carros com recall pendente ficarão bloqueados

Você sabia que se não fizer o recall do veículo é impossível conseguir o licenciamento? A regra já vale em 2022.



O recall é um procedimento de segurança, feito quando algum erro ou ajustes é identificado em determinado modelo de veículo. Nesses casos, os donos são convocados a levarem os veículos às montadoras para resolver o problema e evitar acidentes. Para 2022, quem não fizer o recall não vai ter acesso ao licenciamento. Entenda.

Leia mais: Aumente o limite do seu cartão Nubank com estas duas dicas 

A medida é uma forma de incentivar que os motoristas façam o quanto antes o recall. Só depois dele é que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) libera o licenciamento para os veículos.

Recall e licenciamento

O recall é bastante divulgado pelas montadoras quando uma falha é encontrada. Elas precisam, por lei, avisar os donos dos veículos por meio de diversos meios de comunicação. Tudo isso na tentativa de resolver o quanto antes qualquer problema identificado nos modelos.

Mas, nem todos os donos de veículos consideram a importância do recall e deixam o chamado de lado. Mas, a dificuldade volta a surgir na hora de conseguir o licenciamento dos carros.

É que sem a comprovação do recall, o dono de veículo fica impedido de ter o documento, que é essencial para poder circular com o veículo sem correr o risco de ser multado.

Para fazer o recall, os donos de veículos não têm nenhum custo com o procedimento. É apenas necessário agendar o serviço junto à montadora que fez a convocação.

Só depois disso é que tem acesso ao licenciamento, que confirma que o veículo está em condições de uso, ou seja, regularizado. É o mesmo que uma autorização de circulação. Sem o licenciamento o motorista leva pontos na carteira, por infração gravíssima, e ainda paga R$ 293,47 de multa.

ara conferir como está a situação do seu veículo é só acessa o site do Detran do seu estado e conferir as pendências para regularizar tudo o quanto antes e poder circular tranquilamente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário