O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo trabalhador brasileiro que tem carteira assinada. Mas, o acesso ao dinheiro só é permitido em situações específicas, como na compra da casa própria, por exemplo. Você sabe quais os documentos necessários para o saque? Entenda agora.
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A proposta do FGTS é servir de segurança para os trabalhadores em caso de demissão. Por essa razão o dinheiro funciona como uma espécie de poupança. Todos os meses os empregadores depositam uma porcentagem na conta dos funcionários para criar esse fundo de garantia.
Documentos para o FGTS
Uma das formas de sacar o FGTS é em caso de demissão sem justa causa. Quando isso acontece, o trabalhador precisa apresentar alguns documentos para ter o acesso ao dinheiro. Lembrando que, fora a situação de demissão sem justa causa, apenas em outras restritas opções é possível ter acesso ao dinheiro do fundo de garantia.
Assim, para o saque é necessário apresentar a carteira de trabalho, assim como o Número de Inscrição Social (NIS) e o termo de quitação da rescisão de contrato de trabalho. Além disso é preciso apresentar também o documento de identificação do trabalhador.
Atualmente já é possível fazer o saque digital. É uma forma mais facilitada de ter acesso ao benefício. Para isso é só baixar o aplicativo do FGTS no seu celular e conferir os valores disponíveis para saque.
Outra etapa é indicar uma conta em qualquer banco para que o FGTS seja destinado. A única exigência é de que a conta seja da mesma titularidade da conta do FGTS.
A opção de saque digital do FGTS começou a valer em fevereiro de 2020 e, desde então, tem facilitado o acesso de muitos trabalhadores ao dinheiro disponível.