Como saber quanto tenho de FGTS?

O saque do FGTS agora poderá ser feito anualmente, e o percentual disponível para retirada dependerá do saldo total em conta. Saiba como consultar o extrato.

Todo trabalhador que inicia um contrato de trabalho passa a ter direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O empregador deve abrir uma conta em nome do novo contratado na Caixa Econômica Federal e depositar o valor equivalente a 8% do salário do funcionário todo mês, enquanto durar o vínculo empregatício.

O Fundo de Garantia é uma reserva para garantir que o trabalhador não fique desamparado em determinadas situações, como uma demissão, desastres naturais, doenças graves ou aposentadoria. O Governo Federal divulgou as novas regras para o saque do FGTS, que agora poderá ser feito anualmente. O percentual disponível para saque dependerá do saldo total em conta.

Para saber quanto você tem na sua conta do FGTS, seja em contas ativas (referentes ao emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores) e se seu empregador está efetuando os depósitos corretamente, basta retirar o extrato.

A cada dois meses, a Caixa envia o extrato FGTS para o endereço cadastrado pelo trabalhador, além do extrato anual, com todas as informações dos últimos 12 meses. Entretanto, existem diversas formas de fazer a consulta sempre que for necessário, presencialmente, pelo celular ou pela internet. Confira!

Site da Caixa

O empregado poderá consultar FGTS no próprio site da Caixa, selecionando a opção Para trabalhadores. Será necessário informar o CPF, número do NIS (referente ao PIS/Pasep, que pode ser encontrado na carteira de trabalho ou algum extrato anterior) ou e-mail cadastrado, e a senha Internet ou Senha Cidadão da conta vinculada.

O trabalhador terá acesso a uma página com os dados cadastrais do empregador e do empregado, data da última atualização realizada no saldo, todos os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) relativos aos últimos seis meses e o saldo atual do Fundo de Garantia.

E-mail

Também no site da Caixa, após fazer o login na conta, o trabalhador poderá optar pelo recebimento de todas essas informações referentes ao Fundo de Garantia por e-mail. Basta selecionar na página a opção “Extrato do FGTS por e-mail” e informar o endereço eletrônico em que deseja receber esses dados.

SMS

O trabalhador poderá ainda obter informações sobre todas as movimentações da conta vinculada ao FGTS, por meio de mensagens de celular. Os avisos SMS informam o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e, quando houver, a liberação de saque ou ajustes na conta.

Para receber os avisos do FGTS por mensagens de texto, da mesma forma que o cadastro para o recebimento do extrato por e-mail, é necessário acessar o site com a senha. Na opção “Serviços no celular”, basta cadastrar o número no qual deseja receber os informativos. É importante ressaltar que ao optar pelos acompanhamento por SMS, o trabalhador deixará de receber o extrato bimestral (de papel) em casa. Entretanto, o extrato anual do FGTS continuará sendo enviado pelos correios.

Aplicativo FGTS

Por meio do aplicativo FGTS, o trabalhador pode consultar em tempo real todas as informações sobre o Fundo de Garantia na tela do celular. Para fazer o cadastro, basta informar o número do NIS e outros dados pessoais. O app está disponível gratuitamente para download nos sistemas operacionais Android, Windows e iOS.

Agências Caixa

Para retirar o extrato do FGTS presencialmente, basta ir até qualquer agência Caixa Econômica Federal. Caso o trabalhador esteja com o Cartão Cidadão e a senha em mãos, também poderá fazer a consulta nos postos de atendimento.

Leia também: Quando foi criado o FGTS?

Voltar ao topo

Deixe um comentário