O ano começou com aquela velha promessa de colocar a vida financeira em ordem. Essa é a meta de muitos brasileiros, mas a gente sabe que com a inflação tão alta e tudo ficando mais caro, é mais difícil conseguir fechar as contas e ainda sobrar dinheiro para poupar. Então, veja algumas dicas para te ajudar.
Leia mais: Ministério da Economia abre 300 vagas com salários de até R$ 6 mil
Antes de tudo é importante conferir qual o orçamento da casa antes de fazer qualquer compromisso financeiro. Afinal de contas, gastar mais do que ganha é o primeiro passo errado.
Dicas para a vida financeira
Por isso, a nossa primeira dica é fazer um balanço de todos os gastos fixos da casa. Veja o quanto é gasto com cada item. Por exemplo, desde as despesas mensais, como as contas de água, luz, alimentação. Dessa forma você consegue ver quanto precisa separar em média todos os meses para dar conta de quitar os gastos do mês.
Só depois de fazer esse cálculo é que você vai descobrir quanto resta para os demais gastos. Por exemplo, vai sair com os amigos no final de semana?
Isso já é uma despesa adicional que não pode comprometer os gastos principais e mensais. Assim, se não sobrar nada, outra dica é economizar e procurar também uma renda extra para complementar o orçamento.
Outra dica é investir em mais estudos, em profissões que podem ter a ver com as suas habilidades e sejam melhores remuneradas no mercado de trabalho. Faça os cálculos do orçamento e veja quanto pode investir em novos estudos para melhorar o seu currículo e buscar o quanto antes mais oportunidades de emprego.
Para melhorar a vida financeira, evite ao máximo o cartão de crédito. Se você está com os gastos descontrolados, o cartão deixa de ser uma aliado e vira uma grande dor de cabeça. Ao acumular pequenas parcelas você compromete todo o orçamento, por vários e vários meses.
A última dica é: faça um planejamento financeiro. Veja toda a sua renda e se dedique a reduzir algum caso para sobrar um pouco que seja todos os meses. Vá poupando esse dinheiro para ter uma pequena reserva para imprevistos e demais necessidades.