Quem economizou energia no ano passado terá uma boa supresa na conta de luz de janeiro. No auge da crise hídrica enfrentada pelo país, o governo federal criou um programa com descontos para consumidores que pouparam pelo menos 10% de energia elétrica entre setembro e dezembro de 2021.
Leia mais: Recebeu uma multa de trânsito indevida? Saiba como recorrer
De acordo com informações oficiais, cerca de 35,3 milhões de pessoas devem ser beneficiadas pelo Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica.
A adoção da medida foi resultado da pior crise hídrica vivida pelo Brasil. A falta de chuvas deixou os reservatórios em níveis baixíssimos, e especialistas chegaram a falar sobre um possível apagão.
Quem terá direito ao desconto?
Os clientes que reduziram de 10% a 20% do consumo entre setembro e dezembro do ano passado receberão o desconto direto na conta. Como base de comparação, será considerado o gasto da unidade consumidora em igual período de 2020.
O Ministério de Minas e Energia detalhou que o abatimento será de R$ 0,50 por cada kWh (quilowatt-hora) poupado. No total, cerca de R$ 2,4 bilhões em bônus serão distribuídos para brasileiros todo o país.
Não é necessário se inscrever ou solicitar o desconto, que será concedido automaticamente na conta de luz de janeiro de 2022. Os detalhes poderá ser conferidos no próprio boleto de energia, onde o valor do abatimento estará detalhado.