scorecardresearch ghost pixel



Governo pode dar desconto na conta de luz para 35 milhões de famílias

No Brasil, 35 milhões de famílias vão ter desconto na conta de luz neste começo de ano. É um programa de incentivo de economia.



Mais de 35 milhões de brasileiros vão ter descontos na conta de luz neste começo de ano. É que, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, essas famílias conseguiram economizar e ter o consumo dentro do limite sugerido pelo governo para ter bônus na tarifa.

Leia mais: Empresas de energia concedem desconto nas contas de luz de janeiro

Pelas regras do programa do governo federal, o desconto pode ser de até 20% do valor da conta de luz. E vale para quem teve redução de pelo menos 10% na conta de energia se comparado ao mesmo período em 2020.

Desconto na conta de luz

A economia é referente aos meses entre setembro e dezembro do ano passado. Assim, quem teve redução no consumo agora vai poder contar com esse bônus. O valor, de acordo com o governo federal, vai ser de R$ 2,4 milhões que serão descontados das famílias.

O programa foi criado pelo governo federal no ano passado, na tentativa de incentivar a redução no consumo de energia por conta da escassez hídrica. A falta de chuvas baixou o nível dos reservatórios e deixou o Brasil numa situação crítica que traz consequências ainda neste começo de ano.

Pelos dados do Ministério de Minas e Energia, a economia das famílias resultou em mais de 5,6 milhões de megawatt/hora (MWh). Uma grande economia que, segundo o governo, representa todo o consumo de estados como a Paraíba e o Rio Grande do Norte.

Assim, a medida faz parte do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. E vale para todos os tipos de consumidores, seja residencial, industrial, comércio, serviços, rural e serviço público.

Dessa forma, pelo programa, o desconto vai ser feito de forma automática, sem que as famílias precisem fazer qualquer tipo de solicitação. E o bônus vai ser informado na conta de luz de janeiro, com redução no valor da conta do mês seguinte.




Voltar ao topo

Deixe um comentário