Vale-gás: Cidadão pode receber dois benefícios ao mesmo tempo?

Conheça as regras do novo programa do governo e descubra se é permitido acumular dois pagamentos semelhantes.



O Auxílio Gás dos Brasileiros, popularmente conhecido como vale-gás, terá seu primeiro pagamento encerrado no próximo dia 31. Essa é a primeira parcela do benefício criado pelo governo federal para ajudar a população de baixa renda na compra do gás de cozinha.

Leia mais: FGTS pode ser usado na compra de carro ou moto?

Os repasses estão ocorrendo junto com o Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família. Cerca de 5,5 milhões de brasileiros devem ser atendidos pelo vale-gás nos próximos cinco anos.

Considerando que a liberação de ambos está ocorrendo conjuntamente, algumas famílias podem receber R$ 452 ou até mais. Isso porque o governo se comprometeu a pagar o Auxílio Brasil de, no mínimo, R$ 400 por família.

Acúmulo

Uma das dúvidas mais comuns entre os aprovados na iniciativa diz respeito ao acúmulo do vale-gás com outro benefício semelhante. É possível receber, ao mesmo tempo, o auxílio nacional e um segundo pagamento para a compra do botijão de gás de cozinha?

A legislação que cria o programa não impede que o cidadão tenha acesso a mais de um benefício com esse fim. Contudo, é proibido receber repasses de duas iniciativas federais a mesmo tempo.

Do ponto de vista das regras, não existem nenhum empecilho para ter acesso, por exemplo, ao vale-gás nacional e a um vale-gás estadual ao mesmo tempo. No entanto, vale destacar que os governos estaduais e municipais podem criar impedimentos para esse tipo de situação.

Para descobrir se o programa estadual ou municipal do qual você participa proíbe o acúmulo, leia suas regras com bastante atenção.

Calendário do vale-gás nacional em janeiro

Final do NIS Data de pagamento
6 25 de janeiro
7 26 de janeiro
8 27 de janeiro
9 28 de janeiro
0 31 de janeiro




Voltar ao topo

Deixe um comentário