Risco máximo! 7 alimentos que NÃO podem de ir no micro-ondas

Eletrodoméstico é bastante útil e traz praticidade ao dia a dia, mas alguns alimentos devem passar longe dele.



O micro-ondas é um eletrodoméstico que garante bastante praticidade à rotina e já está presente na casa de muitos brasileiros. Com ele, é possível descongelar alimentos, aquecer refeições e até preparar pratos completos.

No entanto, existe alguns alimentos que não devem ser levados ao aparelho. Os motivos são diferentes em cada caso, e vão desde a perda de nutrientes até a liberação de substâncias cancerígenas.

Alimentos que devem passar longe do micro-ondas

1. Arroz

Quando submetido a altas temperaturas, o arroz perde seus nutrientes. Por isso, o alimento deve ser cozinhado na panela, em água fervente, onde a temperatura vai aumentando as poucos. No caso do micro-ondas, o calor se mantém uniforme durante todo o preparo.

2. Manteiga ou margarina

O valor proteico da margarina ou manteiga vai embora quando o ingrediente é derretido no aparelho.

3. Cítricos

Um dos grandes benefícios dos alimentos cítricos é a vitamina C. Quando são aquecidos ou cozinhados, eles perdem essa poderosa propriedade.

4. Carne

O maior problema de cozinhar carnes no micro-ondas, ao contrário do que muitos pensam, é a temperatura. Quando é submetido a altas temperaturas, o alimento perde quase completamente seu valor proteico.

5. Pipoca

Parece pegadinha, mas esse ingrediente também está na lista. Os grãos de pipoca para micro-ondas contém ácido perfluorooctanoic (PFOA), substância que prejudica o sistema endócrino e a produção dos hormônios.

6. Leite

Esse é mais um alimento que se torna um verdadeiro desperdício quando esquentado no micro-ondas. O leite pode perder até quarenta por cento dos nutrientes e a totalidade de sua vitamina B12.

7. Brócolis

O brócolis cozido no micro-ondas perde até 97% de suas propriedades antioxidantes. Na panela com água, a perda é de apenas 11%

Dicas para usar o micro-ondas

  • Materiais proibidos: garrafa térmica, metais em geral, papel de alumínio, isopor, papel comum, plásticos impróprios para o uso em micro-ondas, embalagens de comida chinesa, pratos com detalhes metálicos e sacos de padaria.
  • Ligar sem nada dentro: evite fazer isso, já que o aparelho vai absorver suas próprias micro-ondas e pode até gerar uma explosão.
  • Cuidado com: embalagens fechadas ou com tampa, alimentos com pouca umidade, mamadeiras, ovos e alimentos com pele, membrana ou casca.

Como funciona o micro-ondas

Um microondas é um aparelho eletrodoméstico que utiliza ondas de microondas para aquecer alimentos. As microondas são ondas de rádio de alta frequência, que agitam moléculas de água e outros líquidos presentes nos alimentos. Isso gera calor, que é o que cozinha ou aquece os alimentos.

O microondas possui um magnetron, que é o componente responsável por gerar as microondas. Essas ondas são então transmitidas para a cavidade do microondas, onde os alimentos são colocados. As moléculas de água e outros líquidos presentes nos alimentos se agitam e geram calor, cozinhando ou aquecendo os alimentos.

É importante notar que os microondas são projetados para aquecer alimentos, e não cozinhá-los completamente. Isso significa que é necessário girar e mexer os alimentos para que eles sejam cozinhados uniformemente. Além disso, os alimentos precisam ser colocados em recipientes adequados para microondas, pois alguns materiais podem não ser seguros para uso no microondas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário