scorecardresearch ghost pixel



Descubra como fazer arroz branco perfeito e muito soltinho

Aprenda os truques para obter um arroz branco perfeito sem precisar de muito esforço. Receita simples e rápida garante grãos perfeitamente soltos e macios.



A primeira coisa que todo brasileiro aprende a cozinhar quando vai morar sozinho é arroz branco. Afinal, o prato mais popular do país é exatamente arroz com feijão. Embora pareça fácil, preparar um bom arroz branco soltinho tem seus desafios. Hoje você vai aprender a fazer um arroz perfeito e sem segredos.

Veja também: Receita de chá de limão, mel e gengibre para melhorar sua saúde

Primeiramente, saiba que existem diversos tipos de arroz. Dentre eles, o arroz negro, arroz japonês, arroz arbóreo, arroz parboilizado, arroz vermelho e diversos outros. A nossa receita é destinada ao preparo do arroz branco tradicional, o mais comum nos mercados.

Seguindo o passo a passo apresentado logo mais abaixo, o seu arroz ficará soltinho e macio. Alguns detalhes fazem toda a diferença na hora do cozimento. Por isso, obedeça às instruções exatamente, por mais que elas pareçam simples demais.

Receita de arroz branco perfeito e muito soltinho

A primeira coisa a se fazer é escolher um bom arroz, de uma marca confiável e com grãos inteiros. Não utilize farelo de arroz, ou arroz fracionado.

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de 250 ml cheia de arroz – esta é a xícara padrão de chá;
  • 1 colher de sopa de sal comum;
  • 2 dentes de alho – prefira os maiores;
  • ½ cebola pequena;
  • 1 colher e ½ de óleo de milho ou de girassol;
  • 600 ml de água fria e filtrada.

Preparo

A primeira coisa a se fazer é lavar o arroz, contudo leia a embalagem, já que algumas marcas excluem a lavagem. Se precisar lavar utilize uma peneira e água corrente.

Pique a cebola e o alho em cubos bem pequenos. Coloque o óleo na panela e comece e refogue os condimentos. Acrescente o sal, depois o arroz e mexa sem parar até sentir que os grãos estão começando a grudar no fundo.

Adicione a água e tampe parcialmente a panela – deixe uma saída de vapor. Quando a água começar a pular basta diminuir o fogo para a chama mais baixa. Desligue o fogo quando a água secar.

O processo total demora em torno de 18 minutos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário