Descubra como deixar o cão e o gato mais dóceis para o convívio

Aprenda alguns truques que vão te ajudar a manter a paz e a harmonia presentes no lar. Cães e gatos podem dividir o mesmo espaço através das técnicas certas.



Ter um animal de estimação dentro de casa é motivo de alegria, mas também de responsabilidade. O bichinho exige muitos cuidados e demandas para que cresça tranquilo e com suas necessidades atendidas. Isso faz com que o pet se mostre com uma personalidade dócil e de fácil socialização, tão necessária para a harmonia da casa.

Veja também: Bulldog francês: descubra os problemas de saúde que a raça pode ter

Algumas pessoas se perguntam: como vou fazer meu cão ou gato ficar mais dócil? A resposta ideal para esta pergunta não existe, mas é preciso ter calma. A situação pode ser ainda mais delicada se resolver ter cão e gato ao mesmo tempo.

A boa notícia é que dá para ajudar o animal a se acalmar, mesmo que ele tenha uma personalidade dominante. Aliás, na esmagadora maioria dos casos, a agressividade surge de criação inadequada.

Descubra como deixar seu animal de estimação mais dócil

A primeira dica é começar a vida de tutor adotando ou procurando por um filhote, seja cão ou gato. Isso garante que o processo de socialização dentro de casa será mais fácil e o animal conseguirá se adaptar bem à rotina. Além disso, os filhotinhos ainda não possuem padrões de comportamento pré-estabelecidos e, por isso, são mais fáceis de adestrar.

Mais do que isso, caso queira ter mais de um animal logo de cara, os filhotes são a melhor opção. É possível socializar animais adultos, porém o trabalho poderá ser bem complicado no começo. Assim, se você não tem qualquer experiência em cuidar de animais, o melhor é procurar por um filhote ou pet mais jovem.

Dicas para ajudar seu pet

O animal precisa se sentir protegido e seguro em casa, da mesma forma como acontece com os moradores humanos. Delimite uma área que será utilizada pelo bichinho com mais frequência. 

Se você tiver um cão e um gato, mas não há como dar um espaço diferente para cada, a prioridade é do felino. Os gatos são bem mais territorialistas que os cães e tem essa necessidade exacerbada.

Por isso também, o animal que vai dar as ordens na casa é o felino e não o cachorro. Pois é, você pode até ter um super cão de guarda, mas quem manda é o gato. Não deixe que o cachorro faça o gatinho de brinquedo, é preciso supervisionar.

Sempre dê carinho e atenção para todos os animais de modo igual, ou pelo menos, tente atender todas as necessidades dos seus pets.




Voltar ao topo

Deixe um comentário