Se você está planejando uma viagem para o exterior, sabe bem que, antes de qualquer coisa, é preciso ter o passaporte e garantir que todos os documentos estejam em dia para ter a viagem liberada. Mas e quem está com o nome negativado? Tem alguma restrição para conseguir emitir o documento?
Leia mais: Novo programa da Caixa pode oferecer empréstimos de até R$ 3 mil para negativados
O passaporte é o documento que identifica o viajante em outros países, no qual estão reunidas todas as entradas e saídas. Por isso, é tão essencial e tem regras particulares para quem quer emitir o documento.
Passaporte dos negativados
Se você está com o nome sujo na praça, deve se perguntar: será que posso tirar o passaporte mesmo estando negativado? E a resposta é sim. Apesar de estar com algumas restrições em seu nome, a emissão de documentos, inclusive o passaporte, não pode ser impedida pelo fato de estar inadimplente.
É claro que estar com o nome sujo dificulta em vários outros pontos, como crédito no mercado, nota baixa no score do Serasa e outros prejuízos, mas não neste caso.
Pela regra, qualquer brasileiro pode emitir o passaporte, desde que não tenha proibições definidas pela Justiça. Por exemplo, menores de 18 anos não podem realizar a emissão, a não ser que estejam autorizados ou acompanhados pelos responsáveis.
Além disso, existem outras restrições na emissão de passaportes, mas estar negativado não é um problema. Mesmo assim, a dica para quem está com o nome sujo e pensando em viajar é: tenha cautela. Afinal de contas, se você está inadimplente, é porque algumas prioridades foram deixadas de lado. Ficar com o nome sujo e fazer mais compromissos com o dinheiro nunca é a melhor escolha.
Então, a nossa dica para você que está pensando em viajar para o exterior é quitar o quanto antes os débitos, ficar com o nome limpo e sem restrições para viajar tranquilamente, sem deixar nenhuma pendência.