Só quem sofre com as acnes entende como é duro conviver com a pele marcada por espinhas e cravos. Este é um problema que deve sim ser combatido, sendo que uma das maneiras de fazer isso é ajustar a alimentação.
Veja também: Lista: alimentos anti-inflamatórios para combater doenças e melhorar a saúde
Talvez você não saiba, mas os alimentos estão diretamente ligados em boa parte dos casos de acne. A comida do dia a dia pode tanto auxiliar a controlar o aparecimento de espinhas como piorar a situação drasticamente. Por isso, vale a pena conferir quais tipos de alimentos devem ser evitados por quem já possui propensão à acne.
Confira alguns alimentos que favorecem o aparecimento de espinhas
Antes de conferir a lista, é importante esclarecer que as acnes também têm fundo genético. Dessa forma, a própria composição orgânica do corpo pode ser a responsável pelo surgimento das temidas inflamações. Ainda assim, os alimentos incorretos vão apenas piorar gravemente o quadro de saúde e estético. Por isso, veja o que deve ser evitado:
– Derivados de leite (laticínios)
Os produtos derivados do leite, como queijos, iogurtes e doces específicos precisam ser evitados. Por terem alto teor de gordura saturada, eles são um veneno para quem já sofre com as espinhas normalmente. Se for consumir algum produto deste tipo, sempre dê preferência para os lights ou aqueles com a menor quantidade de gordura possível.
– Bebidas industrializadas com açúcar e comida de fast food
Refrigerantes e sucos industrializados açucarados promovem a piora no quadro geral das espinhas. Além deles, os preparos de fast food também devem ser evitados, já que são ricos em carboidratos e gorduras, os ingredientes perfeitos para preparar a pele para as espinhas.
– Pão branco
Se for consumir o pão branco comum, sempre coloque alguma fibra (salada) ou proteína para diminuir a chance de desenvolver acnes. Esses alimentos são ricos em teor glicêmico e liberam açúcar na corrente sanguínea.
– Shake proteico
Conhecido como Whey Protein, o shake proteico utiliza a proteína derivada do leite e costuma ter quantidades consideráveis de carboidratos. Fale com um nutricionista antes de consumir a bebida.