Veja o que comer no lugar destes três alimentos que aumentam o risco de diabetes

Consumo excessivo de carboidratos e alimentos açucarados pode causar diabetes. Saiba como evitar.



A obesidade é algo que tem preocupado muito, pois os casos de pessoas que estão acima do peso vem crescendo, especialmente entre as crianças. Esse problema geralmente está associado ao consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e açúcar, o que pode gerar problemas sérios de saúde, como por exemplo, a diabetes e o infarto.

Leia mais: Quem tem diabetes pode beber cerveja? Saiba quais as recomendações

Seguir uma dieta bem equilibrada, com nutrientes e vitaminas importantes para o nosso organismo é uma das formas saudáveis de diminuir as chances de adquirir diabetes ou doenças mais graves. Assim, é preciso ter muita disciplina e determinação para, de fato, fazer essa alimentação correta, tendo em vista que hoje em dia, a tendência é que as pessoas usem pouco a cozinha e peçam comidas prontas.

Dados da Federação Internacional de Diabetes mostram que, no Brasil, aproximadamente 12,5 milhões de pessoas têm diabetes, e cerca de 14 milhões de pessoas são pré-diabéticas. E com os hábitos de vida atuais, esse número pode subir cada vez mais.

Desta forma, é necessário reduzir o consumo de alimentos que são ricos em carboidratos, gorduras e açúcar, substituindo-os por alimentos que possuem fibras, como os grãos de cereais integrais, aveia e a linhaça. Frutas também recomendadas neste caso são a ameixa e o abacate. Confira a seguir três trocas alimentares que podem prevenir a diabetes.

Escolha opções mais saudáveis para os lanches

Substitua os lanches que possuem muita gordura e sódio por opções saudáveis ​​e ricas em nutrientes. Essa é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de diabetes.

Inclua cereais integrais

Os grãos integrais são muito importantes, pois dão saciedade por mais tempo, além de serem ricos em fibras que ajudam na digestão, sendo uma ótima opção para substituir os carboidratos.

Cuidado com os refrigerantes

Você sabia que em uma latinha de refrigerante contém cerca de 10 colheres de sopa de açúcar? Essa quantidade diminui a ação da insulina no organismo, fazendo com que o indivíduo sinta mais fome.

Se consumidos de forma regular, os refrigerantes podem acelerar o desenvolvimento de diabetes. As melhores opções neste caso seriam a água saborizada, chás de ervas ou vitaminas e os sucos naturais. Quanto a este último, é preciso tomar cuidado com as versões industrializadas que possuem um alto teor de açúcar e também podem causar um efeito ruim para o organismo quando consumidos em excesso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário