A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve consideráveis alterações desde a Reforma da Previdência, em 2019. Desde então, quem está perto de se aposentar procura entender mais sobre as regras para ver qual o melhor período para pedir o benefício.
Leia mais: INSS: 4 benefícios secretos que o instituto libera e você não sabe
As regras de transição foram criadas justamente para aqueles que estavam para completar os requisitos da aposentadoria em 2019. Assim, foi uma forma de garantir os direitos já adquiridos e evitar que o benefício se tornasse ainda mais distante de quem estava quase na fase de conquistar a aposentadoria.
Aposentadoria em 2022
Pela Reforma, a idade mínima para se aposentar é de 62 anos para as mulheres e 65 para os homens. Neste ano, as regras de transição por pontos também valem para alguns segurados que estão perto de conseguir o benefício de aposentadoria.
De acordo com essa regra, o trabalhador precisa somar idade e tempo de contribuição. Em 2022, os homens precisam de 99 pontos e as mulheres, de 89. A cada ano é acrescentando um ponto, até chegar aos 105 pontos para homens e 100 para as mulheres.
Outra forma de aposentadoria é pela idade mínima progressiva. Nesse caso, as mulheres precisam de 57 anos e 6 meses de idade e 30 anos de contribuição. Já os homens devem ter 62 anos e 6 meses de idade e 35 de contribuição. A cada ano também são acrescentados seis meses, até atingir 65 anos para homens e 62 para mulheres. Na regra por idade, se aposentam em 2022 os homens com 65 anos de idade e 15 de contribuição, e as mulheres com 61 anos e 6 meses de idade e 15 anos de contribuição.