A chinchila é um animalzinho que vive em regiões frias e montanhosas do Chile. As principais características da espécie mostram que ela é carinhosa, social, mas também um pouco agitada. No geral, ela é interativa e bastante apegada ao seu tutor.
Leia mais: Raças de cachorros que não crescem muito: conheça 13 delas
Para quem possui uma chinchila ou está pensando em ter uma, é importante se atentar a alguns cuidados para que o bichinho de estimação viva o melhor possível. Por ser um roedor originário das regiões montanhosas do Chile, o animal adora frio e se diverte escalando e saltando de diversos lugares.
Além disso, elas também possuem hábitos noturnos, como sair para tomar água, comer algo ou até mesmo brincar a noite. Bastante fofinhas, as chinchilas possuem pelo denso, cujo objetivo é aguentar o intenso frio das montanhas.
Por isso, para evitar que os animais sejam expostos a altas temperaturas e sofram com o calor, nunca deixe a gaiola em ambientes quentes ou ao sol.
É permitido ter uma chinchila no Brasil como animal de estimação?
A chinchila é considerada um animal doméstico pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), assim como o porquinho-da-índia, coelho e hamster. Ou seja, sua criação em ambiente doméstico é legal e permitida.
No entanto, a permissão do Ibama para ter o animal em casa deve ser feita pela loja onde o pet é vendido. Dessa forma, os tutores não precisam obter nenhum registro junto ao órgão encarregado, mas podem e devem exigir a documentação pelo estabelecimento que vendeu o animal.
Lembrando que a posse e compra legalizada do animalzinho contribui de forma positiva no combate ao tráfico e situações maus-tratos às espécies.
Mas, afinal, qual o preço de uma chinchila?
O valor da chinchila pode variar de um lugar para outro. Além disso, o sexo e a coloração do animalzinho também mudam o seu preço. Mas o preço médio de uma chinchila varia entre R$ 500 e R$ 800.
A chinchila branca, também conhecida como chinchila pink white, possui um custo maior. Por outro lado, as beges e cinzas são encontradas por quantias mais baixas.
É importante ressaltar que as chinchilas podem ser comercializadas apenas a partir dos 2 meses de vida, quando não estão mais dependentes da mãe e já conseguem se alimentar sozinhas.