Todos os tutores de animais querem que seus companheiros tenham uma vida longa e saudável. Porém, mesmo com boa intenção algumas pessoas contribuem decisivamente para que isso não ocorra. Diante dessa situação, confira se você comete alguma das ações que podem encurtar a vida do seu pet.
Veja também: Aprenda a identificar anemia em cães ou gatos e saiba o que fazer
Ser negligente com relação à alimentação
Escolher boas rações e bons ingredientes para compor a alimentação do pet é fundamental para garantir uma vida longa e saudável. Sempre busque as melhores alimentações para seu parceiro do mundo animal. O mais indicado é dar preferência para produtos com menor teor de insumos industrializados. Sempre prefira alimentos orgânicos e ricos em nutrientes de qualidade.
Esquecer que o veterinário existe
Não são apenas os humanos que precisam frequentar os médicos anualmente, pelo menos. Os animais de estimação também necessitam de exames de rotina junto a um veterinário. Isso é importante para diagnosticar possíveis doenças com boa antecedência. Dessa maneira, diversas situações de profunda gravidade podem ser evitadas.
Esquecer dos perigos externos
Cães e gatos não devem ficar soltos nas ruas. Além do perigo óbvio de serem atropelados, agredidos ou se perderem para sempre, os animais ficam mais suscetíveis a doenças no ambiente externo. Verminoses, pulgas, carrapatos e outros males podem atingir o seu bichinho e comprometer sua vida.
Evitar a castração
Os veterinários recomendam a castração para animais domésticos. Além de prevenir possíveis disseminações dos bichinhos pelas ruas, ela ajuda o pet a viver bem mais do que se não fosse castrado. Além disso, se feita no tempo certo, a castração pode reduzir os riscos de certos tumores aparecerem.
Negligenciar a saúde bucal
Os pets também precisam de atenção para a saúde dos dentes e da boca. É possível escovar os dentes do animal para garantir uma vida mais saudável.
Deixar de dar banho com frequência
Banho demais faz mal para os animais, mas com certeza a ausência dele é pior ainda. Os gatos não têm tanta necessidade de banho, já que conseguem se limpar com eficiência. Contudo, os cães precisam de mais atenção para os banhos.