scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a identificar anemia em cães ou gatos e saiba o que fazer

Ainda que possa ser comum encontrar animais com quadros de anemias leves, essa é uma condição que pode se agravar e evoluir com o tempo. Aprenda a identificar os sinais.



Os animais de estimação, conhecidos como pets, podem sofrer de alguns problemas de saúde iguais aos dos humanos. Entre essas condições está a anemia, por exemplo. A redução dos glóbulos vermelhos afeta os bichinhos da mesma forma que afeta as pessoas. Ela causa baixa imunidade, fraqueza e pode evoluir para situações complexas e graves de saúde.

Veja também: Raças de cachorros que não crescem muito: conheça 13 delas

É preciso estar sempre alerta às condições de saúde do animal, pois ele não consegue se comunicar tão claramente como nós fazemos. Por isso, é importante conhecer os sintomas da anemia em pets.

Sintomas comuns de anemia em cachorros e gatos domésticos

Caso seu animal de estimação apresenta alguns dos sintomas abaixo, você precisa levá-lo diretamente a um veterinário. Todos eles são indícios de que o bichinho pode estar sofrendo com anemia e precisa de cuidados rapidamente.

Sinais da anemia em pets:

  • Alterações gastrointestinais (diarreias com sangue);
  • Perda de apetite;
  • Palidez da pele e das mucosas (gengiva, olhos e região genital);
  • Imunidade muito baixa (o animal vive doente);
  • Anorexia (perda de peso progressiva);
  • Tonturas ou desmaios repentinos;
  • Cansaço (o animal fica mais quieto do que o normal);
  • Intolerância a exercícios físicos.

Como funciona o tratamento da anemia em cachorros e gatos:

Na verdade, o que os médicos veterinários fazem é tratar a causa da anemia. Afinal, antes de mais nada, existe algum problema ou fator de saúde que está gerando a anemia no organismo do animal. Enquanto a raiz do problema não for encontrada, o tratamento existe apenas em contar as consequências da anemia.

Por mais que seja triste saber disso, é necessário ter em mente que quadros de anemia severa podem levar o pet a óbito. A desnutrição afeta profundamente todos os animais e pode se agravar de forma rápida.

Verminoses, alterações intestinais, problemas gástricos, hemorragias, baixa absorção de nutrientes e vários outros fatores podem resultar na anemia. É preciso procurar ajuda especializada o mais rápido possível.




Voltar ao topo

Deixe um comentário